Europeu EMX 65/85, Fernão Joanes: ‘Miúdos’ dão espetáculo!
Francisco Fernandes e Guilherme Gomes estiveram em destaque no Campeonato da Europa EMX65 em Fernão Joanes, no distrito da Guarda.
O Crossódromo Internacional das Lajes em Fernão Joanes, Guarda, recebeu pela primeira vez uma ronda do Campeonato da Europa de Motocross para as classes de iniciação, neste caso as 65 e 85 cc, num grande fim de semana de corridas que integrou ainda a terceira prova do Campeonato Nacional de Motocross – Jogos Santa Casa.
Tratou-se de uma grande jornada de Motocross, num dia perfeito de Sol, com muito público presente e a organização a cargo da Associação Cultural e Recreativa de Fernão Joanes a estar de parabéns, a limar todas as ‘arestas’ que eram necessárias e, uma vez mais, a acolher como só eles sabem toda a caravana do CNMX e EMX.
No que respeita às corridas dos Campeonatos da Europa EMX65 e EMX85, o destaque foi para a dupla da Motos VR Yamaha presente nas ‘sessenta e cinco’, Francisco Fernandes e Guilherme Gomes, depois de Nate Santos ter ficado de fora após os treinos.
Na primeira manga de EMX65, Francisco Fernandes (Yamaha), o atual líder do Nacional da categoria, terminou num bom 5º posto face a uma forte oposição de pilotos espanhóis e franceses, com Guilherme Gomes a terminar em 11º lugar. Mas, na segunda corrida, ‘Gui’ Gomes fez uma grande exibição que o levou até ao 2º posto, a 6,5s do vencedor, o francês Liam Morette, com Francisco Fernandes (Yamaha) a fechar o pódio. Com este resultado o Francisco ‘Xico Patife’ Fernandes conseguiria também o 3º posto da geral, atrás do espanhol Iñaki Tolosa e de Liam Morette, enquanto Gui Gomes, prejudicado pelo resultado da 1ª manga, terminava mesmo assim num excelente 4º posto da geral.
Nas corridas do Europeu de EMX85 a representação lusa, composta por seis pilotos, tinha pela frente uma missão mais complicada perante uma grelha repleta das grandes esperanças de Espanha, França e Itália. O líder do Nacional de 85 cc, Rafael Leonardo (GasGas) fez jus a essa condição e foi o melhor dos portugueses, com um 14º posto da geral (14º/16º nas duas mangas), seguido pelo seu companheiro de equipa da Quaresma Racing Team, Duarte Pinto, em 17º da geral, posição idêntica à obtida nas duas mangas. Gustavo Pitschieller (KTM) somaria um 19º e um 18º lugares, para somar 5 pontos no Europeu, com Bernardo Caiado (GasGas) a ser por duas vezes 20º colocado. Bruno Silva (Yamaha), em 24º/26º e Dinis Neto (KTM) em 25º/27º não conseguiriam pontos para o campeonato.
Fotos: Filipe Costa / FMP