CN Supercross: Campeões Nacionais coroados em Vila Boa de Quires
A última ronda do Campeonato Nacional de Supercross 2024, em Vila Boa de Quires, consagrou os novos Campeões Nacionais da modalidade.
Foi no passado sábado, 17 de agosto, que a pista do Complexo Aldeia Rotativa, em Vila Boa de Quires, acolheu a derradeira ronda do Campeonato Nacional de Supercross 2024, palco da decisão dos vários títulos em disputa. Com três títulos a serem conquistados por pilotos estrangeiros, Luís Outeiro (Yamaha) foi Campeão na classe Elite e em SX1, Lucas Araújo (KTM) arrecadou a coroa de SX50, o britânico John Slade (GasGas) assegurou o ceptro de SX65 e os espanhóis Gerard Congost (GasGas) e Bruno López Rodriguez (KTM) fizeram o mesmo, respetivamente, em SX2 e SX85.
Lucas Araújo brilhou alto para chegar ao título em Vila Boa de Quires
Entre as pequenas SX50 voltámos a assistir a boas lutas, mas Lucas Araújo esteve novamente em grande forma e venceu as duas mangas, sempre acompanhado ao pódio por Edgar Salustiano e Rodrigo Garcia, por esta ordem, assegurando assim o título de Campeão Nacional com oito triunfos em dez possíveis.
SX50 com os futuros craques do motocliclismo
Em SX65, John Slade venceu a primeira corrida na frente de Thiago Rodriguez e Francisco Fernandes. Na segunda manga seria o ‘Xico Patife’ a vencer, mas bastou o 2º posto a John Slade para o jovem britânico garantir a vitória à geral e no Campeonato de SX65.
O título de SX85 foi conquistado pelo espanhol Bruno Lopez
Na classe SX85 assistimos a novo domínio do espanhol Bruno López, vencendo as duas corridas e o título nacional perante uma grelha reduzida, em que, tal como se havia verificado sempre ao longo do campeonato, Duarte Pinto foi o seu principal opositor.
Nas classes seniores, o favoritismo de Luís Outeiro cedo se confirmou, batendo Afonso Gomes na final de SX1 por 10s, com Francisco Salgado a assegurar o 3º posto. Outeiro conquistava assim o título de SX1 com alguma facilidade, tendo ganho quatro das cinco finais da classe – à exceção da corrida SX1 na primeira ronda, em Fernão Joanes, onde foi batido por Hugo Basaúla.
Luis Outeiro, o justo campeão 2024 de SX Elite
Em SX2, o líder do campeonato, Gerard Congost, corria ainda diminuído fisicamente devido à lesão numa mão sofrida na semana anterior em Fafe. Mesmo assim, o aguerrido piloto espanhol liderou as primeiras três voltas, até que uma queda o remeteu ao 4º posto que segurou até ao final, garantindo o título da classe numa corrida em que Sandro Lobo, ainda em recuperação após a queda da semana anterior (sem lesões), não participou. Foi outro piloto espanhol, Valentino Vázquez (KTM) a vencer esta final de SX2, batendo Alex Almeida por dois segundos e com Dinis Sousa a subir ao lugar mais baixo do pódio.
O francês Gerard Congost, uma das revelações da temporada
Na final Elite que encerrou esta noite de Supercross em Vila Boa de Quires, foi uma vez mais Luís Outeiro a dominar confortavelmente, mantendo-se assim invicto na classe Elite nesta temporada de 2024. Afonso Gomes foi segundo colocado a 34s, com Martim Palma a completar um pódio totalmente Yamaha. No quarto posto, Valentino Vázquez foi o melhor entre as motos de SX2, numa corrida em que Gerard Congost, habitualmente o principal opositor de Outeiro, optou por ficar de fora devido à lesão atrás mencionada, uma vez que já tinha cumprido o seu objetivo que era a coroa de SX2.
Chega assim ao final, após cinco rondas cheias de animação, o ‘campeonato de verão’ por excelência que é o Nacional de Supercross. Parabéns a todos!
Pódio SX Elite, da esquerda para a direita Afonso Gomes, Luis Outeiro e Martim Palma
Fonte: FMP / Fotos: Luís Duarte