WSSP, Donngton, Corrida 1: E vão oito para Aegerter!
Não foi tão fácil quanto o esperado, mas Dominique Aegerter foi o vencedor na corrida 1 do Campeonato Mundial de Supersport de 2022 em Donington Park, pela oitava vez consecutiva. No entanto, a vitória não foi algo natural para os pilotos da Ten Kate Yamaha.
Demorou um pouco até que a primeira corrida de Supersport pudesse começar em Donington Park. Primeiro houve um atraso, depois a corrida teve que ser interrompida após uma queda na volta inicial e reiniciada após a limpeza da pista. Com tudo isto, a distância da corrida diminuiu das 19 voltas previstas para apenas doze voltas.
“A corrida foi bem curta com doze voltas. As primeiras voltas foram confusas, tive lutas intensas com o Öncü e o Bulega. Todos ultrapassaram, todos queriam estar na frente”, relatou o atual Campeão Mundial de Supersport. “Fiquei com pena do Bulega por ele ter caído. Acabei indo contra o Baldassarri, que tinha ritmo acelerado. Conhecemo-nos há alguns anos desde a Moto2. As nossas lutas sempre foram limpas e quando ganho fico feliz, claro. Pilotos como ele tornam o Campeonato Mundial de Supersport competitivo e emocionante.”
Com mais uma vitória no domingo, Aegerter igualará o recorde de Andrea Locatelli de nove vitórias consecutivas na temporada de 2020.
“É ótimo poder estar no topo do pódio novamente – pela oitava vez consecutiva”, disse o próprio Aegerter, surpreso. “A minha equipa faz um excelente trabalho para me fornecer sempre uma moto rápida e competitiva nas mais diversas pistas.”
Com 220 pontos, o suíço agora ampliou a sua vantagem na classificação geral para 59 pontos sobre Baldassarri. Mas ele não vai baixar os braços por causa disso.
“Ainda há 300 pontos em disputa”, diz o piloto de 31 anos. “Ainda há muitas corridas pela frente e se cometer um erro, tiver um problema ou qualquer outra coisa, posso perder muitos pontos. Mas espero, claro, poder continuar a expandir a minha liderança.”
CLASSIFICAÇÃO CORRIDA 1 SUPERSPORT – DONINGTON
1. Dominique Aegerter Yamaha
2. Lorenzo Baldassarri Yamaha + 0,413 segundos
3. Rafael de Rosa Ducati + 6.803
4. Yari Montella Kawasaki + 6.963
5. Pode Oncu Kawasaki + 13.442
6. Stefano Manzi triunfo + 15.706
7. Hannes Somer triunfo + 16.925
8º. Andy Verdoia Yamaha + 17.998
9. Simon Jespersen Ducati + 18.334
10 Marcel Brenner Yamaha + 19.208