WSSP 300, Portimão: Alvaro Diaz coroado campeão do mundo no AIA
Alvaro Diaz foi coroado Campeão do Mundo de Supersport 300 2022 na final da época de Portimão, tornando-se o primeiro piloto da Yamaha a reclamar o título desde 2017, e o primeiro do programa bLU cRU.
A caminho do fim-de-semana, Diaz precisava apenas de um ponto para reclamar o título, e deu a si próprio uma forte oportunidade na Superpole, qualificando-se em segundo lugar na grelha. A corrida foi então assinalada a vermelho após um incidente envolvendo o rival Victor Steeman, que está actualmente em estado crítico no Hospital de Faro.
A corrida foi então adiada e encurtada para oito voltas, com Diaz a lutar pela vitória ao longo de toda a prova. Numa frenética volta final, o jovem espanhol acabou por terminar em sétimo lugar, o que foi suficiente para o ver coroado campeão.
“Foi uma corrida difícil mas um dia muito feliz para mim”, disse o agora campeão do mundo Alvaro Diaz. “Quero agradecer à minha equipa da Universidade ARCO MotoR por todo o seu trabalho este ano que me ajudou a tornar-me Campeão do Mundo. Este título é o resultado de cinco anos de trabalho árduo e eu estou muito feliz. Após a primeira corrida da época, já começava a pensar que poderia alcançar o título. Foi difícil porque o campeonato é muito longo e tudo pode acontecer.
Nas últimas corridas, o Victor foi realmente rápido e um rival muito forte. Estou a pensar nele e desejo-lhe realmente tudo de bom neste momento. Na próxima época, penso que vou ficar com a Yamaha porque me deram muito apoio nestes últimos cinco anos. Estou muito contente com eles e com a minha equipa. Em 2023, irei estar no WorldSSP. Para mim, será uma nova aventura e penso que me posso sair bem”.