WSBK, Team HRC com fim de semana produtivo no circuito de Portimão

Por a 14 Agosto 2024 10:41

A visita da MOTUL FIM Superbike World Championship ao Autódromo Internacional do Algarve foi produtiva para a Honda e para a Team HRC, uma vez que tanto Xavi Vierge como Iker Lecuona conseguiram lutar entre os dez primeiros durante a ronda. Vierge terminou duas vezes entre os dez primeiros, enquanto Lecuona viu o seu fim de semana comprometido por uma queda na sessão Tissot Superpole.

Na corrida de sexta-feira, Vierge fez um tempo de 1m41,112s e conquistou o primeiro lugar da Honda, apenas 0,007s à frente do seu colega de equipa, ambos em 11º e 12º, respetivamente. Na Superpole, Vierge garantiu o 13º lugar na grelha para a Corrida 1 com um tempo de 1m40,592s. O #97 terminou em 13º na Corrida 1, 16 segundos atrás do vencedor da corrida, Toprak Razgatlioglu (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK Team) e a apenas alguns segundos dos dez primeiros. Na Tissot Superpole Race, Vierge assegurou a sétima posição, o que lhe deu a terceira linha de partida para a Corrida 2, antes de terminar em nono na última corrida do fim de semana.

Vierge analisou a ação de domingo: “Estamos satisfeitos com a forma como o domingo correu, finalmente um dia sólido. Já em Most, senti que tínhamos um pouco mais de potencial, mas não fomos capazes de tirar o máximo partido dele, um pouco como ontem, quando nos faltava algo. Trabalhámos muito com a equipa depois da corrida de sábado, fazendo alterações na afinação da moto para a Corrida da Superpole e depois mais alterações para a Corrida 2. A estratégia funcionou bastante bem e na Corrida 3 fizemos um bom trabalho. A estratégia funcionou bastante bem e, pelo menos, deu-me a oportunidade de lutar um pouco mais com os outros. Continuamos a ter problemas com a aceleração, mas agora, pelo menos, podemos compensar isso na travagem e na entrada das curvas. Sabendo como era importante ganhar posições na Superpole, fiz o meu melhor para conseguir um bom arranque e ficar o mais perto possível dos dez primeiros. A P7 deu-nos uma partida na terceira fila para a Corrida 2. Claro que essa corrida foi mais difícil, especialmente depois das dez voltas, quando estávamos sempre no limite. Mas lutámos muito, até à última curva, tivemos uma boa batalha e completámos um domingo sólido. Estou muito contente com isso e com os pequenos progressos que temos vindo a fazer ultimamente. Como disse ontem, é como uma lufada de ar fresco que nos anima.”

O fim de semana de Lecuona foi interrompido por um acidente na Superpole, na Curva 14, que o deixou em último lugar na grelha, mas conseguiu recuperar pontos na Corrida 1 e na Corrida 2. Na corrida de sábado, lutou bravamente para chegar ao 12º lugar, logo à frente do seu colega de equipa, antes de terminar em 13º na Corrida 2 para garantir que saía de Portugal com alguma recompensa depois de mostrar um grande ritmo mas sofrer uma queda na Superpole.

Lecuona reconheceu as quedas e elogiou a velocidade da Honda em Portimão: “Depois da corrida, disse à minha equipa que tinha sido o primeiro a estragar o nosso fim de semana, com a Superpole. De qualquer forma, as corridas são assim; acontece quando tentamos dar o nosso melhor e aconteceu comigo. Quero pedir desculpa à equipa, porque tínhamos realmente uma boa velocidade aqui. Fizemos uma boa recuperação na Corrida 1 e hoje tentámos algo diferente para a Superpole que não me agradou totalmente, mas que deve funcionar nas curvas lentas. Continuámos a trabalhar e fizemos mais ajustes para a Corrida 2. Tive um bom arranque nessa corrida, mas depois, nas primeiras voltas, fiquei um pouco bloqueado. Não consegui encontrar um nível de desempenho consistente até meio da corrida. Nessa altura, quando os pneus baixaram um pouco e a carga de combustível ficou mais leve, comecei a ser muito mais rápido e consistente. Especialmente nas últimas sete voltas, consegui aproximar-me do grupo da frente, ultrapassar alguns pilotos e terminar dentro dos pontos. Claro que a posição é o que é, mas a minha velocidade na segunda metade e o facto de termos conseguido marcar alguns pontos e mantermo-nos concentrados dá-me uma boa motivação para a próxima corrida no Estoril. Vamos ver o que acontece nos próximos dias”.

Imagem:https://wsbk.hondaracingcorporation.com

author avatar
Miguel Fragoso
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x