WSBK, Superpole Race: Bautista arrisca nos slick para vencer
O Campeão do Mundo de Superbike Álvaro Bautista (Ducati) foi o único que se atreveu a largar com pneus de seco na corrida da Superpole. O piloto espanhol desceu na classificação ao início, mas com as condições de pista a melhorarem chegou ao triunfo em Phillip Island.
A corrida Superpole de 10 voltas foi introduzida em 2019. Os 9 nove primeiros recebem até 12 pontos no Campeonato do Mundo, sendo a ordem de partida definida pelos tempos da Superpole de sábado.
Da noite de sábado às 6h da manhã de domingo choveu forte, a pista foi secando até ao Warm-Up às 10h30 locais. Meia hora antes do início da corrida da Superpole às 13h, voltou a chover de novo , razão pela qual a largada foi adiada por cinco minutos. Quando a corrida começou, o sol estava a brilhar de novo e a pista estava secando, mas ainda molhada em alguns lugares. Bautista foi o único que arriscou em largar com slicks, todos os outros tinham pneus traseiros de chuva ou intermédios.
Iniciada a curta corrida, Toprak Razgatlioglu assumiu a posição de lider na frente de Lowes, Rea, Locatelli e Van der Mark. Bautista que largou da pole-position com os slicks, desceu para ao 14º lugar na primeira volta, porém, na volta seguinte já tinha ganho cinco posições e na 5ª volta já ocupava o oitavo lugar, rodando cerca de dois segundos mais rápido que os lideres.
Superando os seus rivais na volta 9 de 10, primeiro Jonathan Rea na Curva 2 e Toprak Razgatlioglu na Curva 9, o espanhol de 34 anos da Ducati, correu então para a sua 15ª vitória da temporada, concluindo a corrida com mais de 3 segundos de vantagem para o piloto turco da Yamaha e para Jonathan Rea.
Bautista largaria assim em primeiro para a Corrida 2 de SBK, ao lado de Razgatlioglu e Rea, resultado este que garantiu a ‘Razga’ o segundo lugar na classificação do mundial de pilotos em 2022. Alex Lowes e Andrea Locatelli completaram a classificação dos cinco primeiros, com o britânico Scott Redding a levar a melhor BMW à sexta posição e Xavi Vierge a ser o melhor representante da Honda no oitavo lugar.
Top 10 – Superpole Race SBK, Phillip Island
1. Alvaro Bautista (E), Ducati, 10 voltas em 16:11.935 min2. Toprak Razgatlioglu (TR), Yamaha, +3.285 seg
3. Jonathan Rea (GB), Kawasaki, +3.3284. Alex Lowes (GB), Kawasaki, + 6.670 5 Andrea Locatelli (I), Yamaha, +9.238 6 Scott Redding (GB), BMW, +9.328 7 Garrett Gerloff (EUA), Yamaha, +12.173 8 Xavi Vierge (E), Honda, +13.427 9 .Xavi Fores ( E), Ducati, +17.416 10. Loris Baz (F), BMW, +18.06