WSBK, República Checa, TL2: Razgatlioglu (Yamaha) fecha o primeiro dia na frente
A segunda sessão de treinos do Mundial de Superbike em Most foi dominada pela Yamaha e pela Ducati. O mais rápido foi Toprak Razgatlioglu na frente de Remy Gardner e Danilo Petrucci, terminando os 15 primeiros separados por menos de 1 segundo!
A primeira sessão de treinos na pista molhada só serviu para os pilotos da Superbike terem uma ideia da pista. No TL2 as condições eram as ideais, com 25 graus de temperatura do ar e nuvens soltas, uma mudança bem-vinda após a corrida no calor em Imola, há duas semanas.
Logo na sua primeira volta lançada, Alex Lowes (Kawasaki) fez 1m33s425min, sendo assim 0,5s mais rápido que o tempo de Scott Redding (BMW) pela manhã. Jonathan Rea (Kawasaki) estabeleceu o primeiro tempo abaixo de 1:33 minutos após nove minutos, baixando o melhor registo para 1’32”892.
Para a BMW, no entanto, a segunda sessão de treinos não começou muito bem com uma queda do regressado Michael van der Mark (ROKit BMW) e uma passagem pela gravilha de Garrett Gerloff (Action Bonovo BMW). O holandês, que só completou quatro voltas pela manhã, não conseguiu continuar a sessão porque a sua moto ficou bastante danificada. O brasileiro Eric Granado também teve problemas com a pista checa. Primeiro o piloto da Petronas Honda despistou-se e uma volta depois caiu.
A meio da sessão Jonathan Rea estava na frente, seguido a 0,5 segundos por Lowes, Axel Bassani (Ducati), Toprak Razgatlioglu (Yamaha), Gerloff, Redding, Loris Baz (BMW) e Dominique Aegerter (Yamaha).
A 15 minutos do fim, Lowes caiu inofensivamente. A maioria dos pilotos fez um pit stop nesta altura. Com o tempo de 1m32s367 e a oito minutos do final da sessão, Toprak Razgatlioglu abriu a fase quente em que os pilotos buscam uma volta rápida. Mas ninguém viria a bater o tempo do campeão mundial de 2021. Apenas 0,012s mais lento que o piloto turco da GRT Yamaha, Remy Gardner voltou a brilhar à tarde depois de ter feito o mesmo durante a manhã no piso molhado, terminando o australiano na frente dos pilotos da Ducati Danilo Petrucci, Michael Rinaldi, Axel Bassani e Álvaro Bautista. Os pilotos da Yamaha Andrea Locatelli e Dominique Aegerter completaram o top 8.
Depois de ser o mais rápido de manhã, Scott Redding colocou a BMW M1000RR em 9º lugar, à frente da estrela da Kawasaki Jonathan Rea, apenas em 10º lugar. A melhor Honda foi a de Iker Lecuona segue na 13ª posição.
Resultados TL2 SBK, Most: 1º Toprak Razgatlioglu (Yamaha), 1:32.367 minutos; 2º Rémy Gardner (Yamaha) + 0,012 seg; 3º Danilo Petrucci (Ducat), + 0,104; 4º Michael Rinaldi (Ducati), + 0,193; 5º Axel Bassani (Ducati), + 0,244; 6º Alvaro Bautista (Ducati), + 0,287; etc.