WSBK, Portimão: O primeiro match point de Álvaro Bautista

Por a 28 Setembro 2023 11:16

A penúltima ronda do Mundial de Superbike chegou, o que significa que o título está em jogo, mas as contas não são tão simples quanto parecem.

Se a bola está definitivamente do lado de Álvaro Bautista (Aruba.it Racing – Ducati), Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha Prometeon) ainda pode manter justas aspirações ao título. O turco promete dar algumas dores de cabeça ao espanhol, ainda para mais tendo em conta que quer fazer uma despedida em grande da Yamaha, antes de rumar no final da temporada para a BMW. Face a alguns erros próprios nas últimas jornadas desde Imola, a vantagem que Bautista tinha de 98 pontos sobre Toprak reduziu para 47 depois da prova há uma semana em Aragon.

Há 12 meses, em Portimão, Toprak venceu duas corridas, enquanto Bautista venceu uma. Porém, o campeão mundial de 2021 precisará de mais do que isso, se quiser ter uma chance realista de conquistar o segundo título em 2023. Para permanecer na disputa pelo título, Toprak deve estar 61 pontos ou menos atrás de Bautista depois de Portimão, o que significa que ele poderia tecnicamente terminar em segundo atrás do espanhol em todas as três corridas, mas isso apenas atrasa o inevitável, já que a diferença subiria para 60. Bautista, vencendo com Toprak apenas em terceiro, colocaria o espanhol ainda mais no comando. Três vitórias de Toprak com Bautista em segundo, no entanto, mudam o ‘inevitável’ para o possível, já que a diferença seria de 34 pontos.

Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team) tem um recorde estelar em Portimão, com cerca de 13 vitórias, mais de quatro vezes o número do próximo melhor, que é Toprak. O ano passado foi a primeira vez que Rea não venceu uma corrida com a Kawasaki, mas sim com um sólido Aragon e com a moto agora numa boa janela de operação, talvez ele esteja na batalha entre os dois que estão à sua frente. O seu companheiro de equipa, Alex Lowes, deve voltar à ação neste fim de semana, desde que passe por um exame médico na quinta-feira. Em outros lugares, Michael Ruben Rinaldi (Aruba.it Racing – Ducati) espera por mais pódios e talvez até uma vitória, enquanto Andrea Locatelli (Pata Yamaha Prometeon) estará ansioso para ajudar o companheiro de equipa Toprak, se necessário, e se recuperar do abandono infeliz na Corrida 2 em Aragão,

Depois de uma queda na Superpole ter deixado o seu fim de semana em Aragão com uma luta difícil desde o último lugar da grelha, Danilo Petrucci (Barni Spark Racing Team) tem como objectivo regressar ao pódio e, portanto, aos seis primeiros da geral na classificação. O popular Petrux testou em Portimão logo no início do ano e também já esteve presente antes, por isso saberá como se comporta uma Superbike no circuito português. Não descartemos ainda Axel Bassani (Motocorsa Racing), que espera que o chefe de equipe Simone Corsini esteja de volta ao seu lado neste fim de semana. Aragão foi difícil para ‘El Bocia’, mas ele está ansioso para subir ao pódio novamente.

Honda e BMW

Aragon deu as boas-vindas à Honda de volta a uma espécie de força competitiva, com Iker Lecuona (Team HRC) a desfrutar de um desempenho entre os seis primeiros na Superpole e dois sextos lugares no domingo, enquanto o companheiro de equipa Xavi Vierge ultrapassou o ausente Lowes na classificação com um forte dia de corrida final. Lecuona teve dificuldades em Portimão no ano passado. Os testes no início do ano terão ajudado a essa subida de forma, mas será que os dois pilotos do HRC conseguirão continuar o ímpeto de Aragão?

Para a BMW, Aragão nunca foi fácil, mas foi mais uma vez Garrett Gerloff (Bonovo Action BMW) quem foi o melhor para o fabricante alemão; o americano está agora a apenas oito pontos do líder da BMW na classificação, Scott Redding (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK Team). O #45 lesionou-se diante de Aragão após um incidente em casa, por isso esperamos que esteja em melhor forma para a montanha-russa. O seu companheiro de equipa, Michael van der Mark, obteve os seus melhores resultados desde que regressou de lesão e almeja o primeiro lugar entre os dez primeiros desde a sua jornada em casa, em Assen. Foi o neerlandês que deu à BMW a sua mais recente vitória nas SBK em Portimão, há dois anos. Loris Baz (Bonovo Action BMW) completa o contingente da BMW; esteve no pódio de Portimão em 2021 pela Ducati como piloto substituto e também vai precisar de uma ronda forte este fim-de-semana, com o seu futuro em jogo.

Portimão não foi o local de caça mais feliz para Dominique Aegerter (GYTR GRT Yamaha WorldSBK Team) no WorldSSP e depois de lutar em Aragão após a forte queda em Magny-Cours, um regresso aos dez primeiros estará na sua agenda. O companheiro de equipa Remy Gardner tem sido o mais forte dos dois nas últimas rondas e espera continuar entre os dez primeiros da classificação geral neste fim de semana.

Horários

Sexta-Feira 29 de Setembro

09:45-10:15 – World SSP300 Treinos Livres 1

10:30-11:15 – World SBK Treinos Livres 1

11:25-12:10 – World SSP Treinos Livres 1

14:15-14:45 – World SSP300 Treinos Livres 2

15:00-15:45 – World SBK Treinos Livres 2

16:00-16:45 – World SSP Treinos Livres 2

Sábado 30 de Setembro

09:00-09:30 – World SBK Treinos Livres 3

09:45-10:05 – World SSP300 Tissot Superpole

10:25-10:45 – World SSP Tissot Superpole

11:10-11:25 – World SBK Tissot Superpole

12:40 – World SSP300 Corrida 1 (13 voltas)

14:00 – World SBK Corrida 1 (20 voltas)

15:15 – World SSP Corrida 1 (17 voltas)

Domingo 1 de Outubro

09:00-09:15 – World SBK Warm Up

09:25-09:40 – WorldSSP Warm Up

09:50-10:05 – WorldSSP300 Warm Up

11:00 – World SBK Tissot Superpole Race (10 voltas)

12:30 – World SSP Race 2 (17 voltas)

14:00 – World SBK Race 2 (20 voltas)

15:15 – World SSP300 Race 2 (13 voltas)

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x