WSBK: O que a Yamaha pode oferecer a Toprak Razgatlioglu
Ainda não está claro como será o futuro desportivo do ex-campeão do mundo de Superbike, Toprak Razgatlioglu, além de 2023. O que se sabe é que o piloto turco considera várias hipóteses.
A Yamaha ofereceu a Razgatlioglu um contrato lucrativo. “Ele ganharia mais do que a maioria dos pilotos de MotoGP”, disse uma fonte. “Não consigo imaginar nenhum outro fabricante a oferecer algo comparável.”
Mas claro, o turco quer vencer corridas, e também se pergunta o que a Yamaha pode fornecer-lhe tecnicamente no futuro. De acordo com os regulamentos, a Honda, BMW e também a Kawasaki podem atualizar as suas motos com as peças de concessão especificadas nesta temporada devido à falta de sucesso, enquanto a Ducati e Yamaha continuarão com os motores existentes. A situação da Yamaha também não mudará no médio prazo, já que nenhuma nova R1 está planeada.
“É verdade que a Yamaha não construirá uma nova moto. Mas a minha equipa está a trabalhar em novas peças todos os dias, também para melhorar o desempenho do motor. Todo o mundo sabe que a Ducati é uma moto muito rápida. Ainda assim, acredito que podemos lutar com eles. Ok, Bautista pode pilotar mais relaxado enquanto eu tenho que andar sempre no limite, mas é assim que funciona.” Diz Toprak.
“Nos últimos anos, sempre pensamos em evolução e não em revolução”, observou Andrea Dosoli, o team manager da Yamaha no Mundial de SBK. “Estamos a melhorar a R1 passo a passo em cada pequena área. Este processo ainda não está concluído, podemos continuar a melhorar o desempenho. Por termos tido tanto sucesso com os nossos pilotos, nos últimos anos nunca tivemos a oportunidade de melhorar o nosso motor. O nosso sucesso limitou as nossas oportunidades de desenvolvimento. Ao mesmo tempo, temos Bautista e a Ducati a fazerem um trabalho fantástico. Temos ideias diferentes sobre como podemos reduzir a diferença para o topo nos próximos dois anos.” Assegurou Dosoli.
Quem parece saber exatamente o que quer para Toprak Razgatlioglu, é o seu gestor de carreira Kenan Sofuoglu. Enquanto Andrea Dosoli disse em Barcelona no início de maio que seria apenas uma questão de ‘pormenores’ e que estava muito otimista de que Toprak continuaria com a Yamaha além desta temporada, Sofuoglu expressou uma opinião completamente diferente: “Eles não nos oferecem o que eu imaginei. Agora também estou a conversar com outros no Campeonato do Mundo de Superbike e MotoGP”.
Em resumo, o futuro do piloto é um assunto que promete ainda fazer correr muita tinta.