WSBK, Misano, Superpole: Alvaro Bautista na pole apesar de queda
A Superpole do Campeonato do Mundo de Superbike 2023 em Misano terminou de forma curiosa. Álvaro Bautista (Ducati) estabeleceu um recorde de volta rápida e fez a pole-position, apesar de uma queda do espanhol.
A partir das 11h10, o sol brilhava intensamente num céu sem nuvens, com 24 graus Celsius no ar e 38 graus na pista de Misano. A Tissot Superpole começou com muito azar para Alex Lowes, que caiu na primeira volta rápida. Como o piloto da Kawasaki não entrou nos boxes conforme exigido, recebeu a bandeira preta. Jonathan Rea (Kawasaki) marcou o primeiro tempo que devia ser levado a sério em 1m33s644min, mas na sua segunda volta lançada Bautista assumiu a liderança com 1m33s425min. O terceiro piloto a baixar o tempo cronometrado foi Toprak Razgatlioglu (Yamaha) que com 1m33.182s foi mais rápido que o recorde do espanhol de 2022. Mas apenas sete minutos se tinham passado e a ordem na tabela de tempos era supreendente: Razgatlioglu, Danilo Petrucci (Ducati), Bautista, Michael Rinaldi (Ducati) e Rea.
Depois, quando os pneus de qualificação da Pirelli (SCQ) entraram em ação a ordem mudou, Bautista a assumir a liderança com 1m33.017s. Mas os últimos minutos foram turbulentos. O piloto convidado da BMW Gabriele Ruiu viu a sua moto envolvida numa espessa nuvem de fumo, e logo atrás do piloto italiano Scott Redding escorregou e foi parar à gravilha. Bautista também caiu e a sessão foi encerrada com bandeira vermelha. A pole foi para o espanhol pela terceira vez consecutiva, com Razgatlioglu e Rinaldi a completarem a primeira linha. Atrás deles estarão Petrucci, Axel Bassani (Ducati) e Rea. Iker Lecuona colocou a melhor Honda na oitava posição. Apesar do incidente, Redding terminou em décimo segundo como o melhor piloto da BMW. O suiço Dominique Aegerter que ontem caiu pela primeira vez na temporada, vai partir de P7 para a corrida 1 de SBK que está agendada para as 13h00 (hora de Portugal) deste sábado em Misano.