WSBK, Jonathan Rea, 3º: “Posso lutar pelo pódio”
Terceiro mais rápido na sexta-feira, atrás do seu companheiro de equipa Alex Lowes, o norte-irlandês volta a sorrir em Assen, acreditando que dispõe de uma moto finalmente capaz de lutar pelo pódio.
O grande passo em frente não terá sido dado ontem, mas sim nos testes de Barcelona. “Do ponto de vista da ciclística, revolucionamos a moto nos testes”, explica Rea. “Não poderei lutar em todos os circuitos, mas aqui é possível.”
“Podemos debater se estas condições me ajudam mais do que o calor de Mandalika, mas começamos com a preparação para os testes de Barcelona, e a moto comportou-se bem. Não fiz nenhuma mudança particular durante o dia, mas as sensações foram boas. Acho que está tudo pronto: só preciso otimizar o acerto, também porque não coloquei todo o meu potencial na pista. No TL2 fui rápido com pneus usados, mesmo que o vento atrapalhasse, tanto que na parte rápida me assustei várias vezes, só pensava em não cair”.
Objetivamente, o que foi melhorado então nos testes de Barcelona?
“Do ponto de vista do quadro, a moto pós-teste é completamente diferente da de Mandalika. Anteriormente, eu colocava pressão excessiva na frente, stressando o pneu cada vez que escolhia pneus cada vez mais macios como o atual. Estamos a descobrir como evitar o desgaste da frente e aproveitar esses pneus cada vez mais macios: o fato é que não poderemos lutar em algumas pistas, porque perco muito tempo em aceleração e nas retas, mas posso fazê-lo em pistas como Assen. Penso que posso lutar pelo pódio no sábado. Certamente não será fácil, mas posso contar com um bom potencial.” Concluiu.