WSBK, Jerez, Superpole Race: Primeiro pódio de Aegerter em Superbike
Enquanto Álvaro Bautista (Ducati) venceu a Superpole Race em Jerez, Dominique Aegerter, segundo, conquistou o seu primeiro pódio nas Superbike. Jonathan Rea foi terceiro com a Kawasaki numa corrida interrompida com bandeira vermelha.
Para a Superpole Race a grelha correspondeu à qualificação inicial, antes da corrida 1 de ontem. Álvaro Bautista (Ducati), campeão mundial desde sábado, Dominique Aegerter (Yamaha) e Alex Lowes (Kawasaki) ocuparam a primeira linha. Jonathan Rea (Kawasaki) e o privado da Ducati Philipp Öttl estavam à espreita na segunda.
A primeira tentativa de largada foi abortada após duas voltas turbulentas porque a Aegerter Yamaha perdeu óleo na linha ideal de uma curva e caiu, fazendo agitar-se as bandeiras vermelhas, Em resultado do óleo na pista, Lecuona (Honda) caiu e Loris Baz (BMW) teve que se desviar para a gravilha. O reinício ocorreu para as seguinte oito voltas desta espécie de corrida sprint.
Com a moto reserva, no reinicio Aegerter partiu na frente e liderou a corrida nas voltas iniciais. A partir da volta 2, Bautista assumiu o comando e com tempos rápidos o espanhol evitou qualquer tentativa de ultrapassagem , Aegerter não se deixou abalar pelo sucedido e cruzou a linha de chegada em segundo lugar, 1,4 segundos atrás do campeão mundial. Este foi o primeiro pódio do piloto suíço no Campeonato do Mundo de Superbike e um excelente resultado, já que Jonathan Rea (3º/Kawasaki) e Toprak Razgatlioglu (4º) estiveram longe de conseguir travar o piloto privado da Yamaha!
Philipp Öttl fez outra corrida sólida na 7ª posição, o que significa que o bávaro perdeu apenas uma posição de largada na segunda corrida. O titular convidado Florian Alt (Honda) cruzou a linha de chegada em 18º lugar na roda traseira de Oliver König (Kawasaki). O campeão do IDM deixou para trás a CBR1000RR-R de Leandro Mercado (20º).
O melhor piloto da BMW foi Michael van der Mark que chegou ao final na oitava posição. O holandês beneficiou da falha técnica do companheiro Scott Redding, que ficou à sua frente. Pela Honda, Xavi Vierge conseguiu como melhor resultado a décima posição.
A Corrida 2 de Superbike está agendada para as 14h15 (hora portuguesa).