WSBK, Imola, TL1: Razgatlioglu e Rea no topo separados por 0.003s
Na primeira sessão de treinos livres em Imola, Razgatlioglu e Rea terminaram separados por 0,003s na luta pelo primeiro lugar.
Na sessão de abertura do fim de semana, houve muitos pilotos a causarem surpresas à medida que o pelotão se habituava ao circuito de Imola, mas quando a bandeira axadrezada surgiu foi Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha Prometeon WorldSBK Team) quem saiu por cima, embora o Campeão do Mundo de 2021 não tivesse muita margem atrás de si.
Ao longo de toda a sessão, a luta pelo primeiro lugar foi entre Razgatlioglu e Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team WorldSBK), com os dois a rodarem juntos na penúltima volta, antes de um ataque tardio de tempo encerrar a sessão.
O #54 está em Imola pela primeira vez com a Yamaha, mas começou logo a trabalhar, fazendo a diferença no sector final para se garantir como o piloto a bater. Rea recebeu a bandeirada em segundo, separado por apenas 0,003s segundos. O líder do Campeonato Alvaro Bautista (Aruba.it Racing – Ducati) foi terceiro a escassos 30 milésimos do melhor e à frente do colega de equipa Michael Ruben Rinaldi, que apesar de estar com uma lesão no tornozelo, estava com um ritmo forte. Aparecendo no topo da torre de cronometragem em vários pontos, Axel Bassani (Motocorsa Racing), que normalmente está um pouco mais abaixo na sexta-feira, acabou por ficar em quinto e ficou a menos de três décimos do melhor tempo de Toprak.
Danilo Petrucci terminou a sessão com o sexto tempo mais rápido, o que permitiu que ficassem quatro Ducatis entre os seis primeiros. O italiano da Barni Spark Racing terminou com pouco mais de um décimo de vantagem sobre o compatriota Andrea Locatelli (Pata Yamaha Prometeon), que melhorou no final. ‘Loca’ terminou à frente de Alex Lowes (Kawasaki Racing Team) e do melhor piloto BMW, o norte-americano Garrett Gerloff (Bonovo Action BMW), fechando Scott Redding (ROKiT BMW) os dez primeiros. A melhor Honda foi a de Xavi Vierge (Team HRC) no 14º lugar.
O segundo treino livre das Superbike (TL2) tem início a partir das 14h00 (hora de Portugal)
Classificação do TL1 SBK
1. Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha Prometeon WorldSBK) 1’47.661s
2. Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team WorldSBK) +0.003s
3. Alvaro Bautista (Aruba.it Racing – Ducati) +0.030s
4. Michael Ruben Rinaldi (Aruba.it Racing – Ducati) +0.184s
5. Axel Bassani (Motocorsa Racing) +0.281s
6. Danilo Petrucci (Barni Spark Racing Team) +0.426s