WSBK, França, Superpole Race: Toprak vence e Bautista atira Rinaldi ao tapete
A Superpole Race do Mundial de Superbike 2023 em Magny-Cours foi turbulenta, com dramas e surpresas. Toprak Razgatlioglu (Yamaha) venceu, Bautista (Ducati) deitou o companheiro de equipa Rinaldi ao solo e terminou em segundo, na frente de Rea (Kawasaki).
A corrida curta de Superbike com duração de dez voltas é chamada de Superpole Race porque o resultado é incluído na grelha de pertida da segunda corrida. Os 9 primeiros classificados recebem até 12 pontos no Campeonato do Mundo e ficam com as nove primeiras posições. O piloto da Bonovo BMW, Garrett Gerloff, iniciou a corrida a partir da pole, ao lado do líder do campeonato Álvaro Bautista, e do seu companheiro de equipa na Ducati, Michael Rinaldi. Toprak Razgatlioglu e Jonathan Rea largaram para a corrida da segunda fila da grelha.
Após a largada, os vencedor da corrida 1 Razgatlioglu, Bautista, Rinaldi e Rea assumiram a liderança e lutaram pelos lugares do pódio. O americano Gerloff também arranque bem, mas foi eliminado da corrida após contato com o colega da BMW, Scott Redding, na primeira volta. O inglês recebeu uma penalização de ‘Volta Longa’ por isso.
Razgatlioglu e Rinaldi alternaram-se várias vezes na liderança, com Bautista a segurar-se atrás. Na 3ª volta, Rea teve de se afastar e teve de lidar com o seu companheiro de equipa na Kawasaki, Alex Lowes, que abandonou pouco depois. A cena decisiva da corrida aconteceu na 5ª volta, quando Bautista travou tarde demais na curva fechada e bateu na roda traseira de Rinaldi, fazendo-o cair. Na confusão, Razgatlioglu liderou por mais de dois segundos e conquistou a vitória de forma controlada.
Bautista recuperou então, fez a volta mais rápida da corrida e cruzou a meta em segundo lugar, apenas um segundo atrás do piloto da Yamaha. Rea ficou em terceiro, sob pressão de Andrea Locatell na fase final.
Na sexta posição, Dominique Aegerter (Yamaha) melhorou significativamente na grelha de partida para a segunda corrida, assim como o melhor piloto da Honda, Xavi Vierge, na nona posição. Philipp Öttl (Ducati) foi décimo, 0,154 segundos atrás de Vierge.
SUPERPOLE RACE, MAGNY-COURS
1. Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha Prometeon MundialSBK)
2. Álvaro Bautista (Aruba.it Racing – Ducati) +0,970s
3. Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team WorldSBK) +2.503s
4. Andrea Locatelli (Pata Yamaha Prometeon WorldSBK) +2.747s
5. Danilo Petrucci (Barni Spark Racing Team) +3.376s
6. Dominique Aegerter (equipe GYTR GRT Yamaha WorldSBK) +6.406s
7. Loris Baz (Bonovo Action BMW) +6.658s
8. Axel Bassani (Motocorsa Racing) +6.959s
9. Xavi Vierge (Equipe HRC) +8.322s
Volta mais rápida – Alvaro Bautista (Ducati), 1m36,084s (novo recorde)