WSBK FP3, Donington: Gardner bate Razgatlioglu por menos de um décimo
A última volta de Remy Gardner foi arrepiante, garantindo o primeiro lugar e batendo o recorde de volta existente. Razgatlioglu
O australiano da Yamaha fez uma impressionante última volta no Treino Livre 3 para ficar em primeiro lugar, à frente de Toprak Razgatlioglu (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK Team) em Donington Park, no início da ação de sábado. Remy Gardner, acabado de regressar ao MotoGP na semana passada, bateu o recorde de volta existente a caminho da primeira posição numa emocionante sessão.
Na sessão de 30 minutos, o piloto da GYTR GRT Yamaha fez na sua última volta lançada 1m25,823s para garantir o P1 à frente de Razgatlioglu, ao mesmo tempo que bateu o recorde de volta existente por cerca de seis centésimos de segundo.
A diferença entre Gardner e Razgatlioglu foi de apenas 0,082s, com Scott Redding (Bonovo Action BMW) a conquistar um impressionante terceiro lugar, numa altura em que procura regressar ao pódio na sua ronda caseira. Redding ficou a 0,365s do melhor tempo de Gardner. Razgatlioglu concentrou-se em melhorar os seus tempos para a corrida longa enquanto o australiano procurou a sua melhor volta num stint de apenas duas voltas.
Andrea Locatelli (Pata Prometeon Yamaha) foi quarto, apesar de ter tido um pequeno problema na fase inicial da sessão, abrandando a velocidade da sua R1 antes de conseguir pô-la a funcionar novamente. O italiano ficou a pouco mais de meio segundo de Scott Redding e 0,025s à frente do colega de equipa Jonathan Rea em quinto, com o hexacampeão a tentar regressar ao topo. Dominique Aegerter (GYTR GRT Yamaha WorldSBK Team) conseguiu o quatro nas Yamahas entre os seis primeiros – um contraste em relação a sexta-feira, onde houve uma R1 entre os dez primeiros – ao terminar em P6, 0,626s abaixo do seu companheiro de equipa.
Garrett Gerloff (Bonovo Action BMW) colocou a sua BMW M 1000 RR em sétimo, terminando à frente de Danilo Petrucci (Barni Spark Racing Team). ‘Petrux’ foi a única Ducati entre os dez primeiras na manhã de sábado ao assinar 1m26,577s, terminando cerca de um décimo à frente de Alex Lowes (Kawasaki Racing Team WorldSBK) em nono. Andrea Iannone (Team GoEleven) completou a lista dos dez primeiros com a dupla da Aruba.it Racing – Ducati, Nicolo Bulega e Alvaro Bautista, em 12º e 14º, respetivamente.
Top 10 – FP3 SBK, Donington Park
1. Remy Gardner (Yamaha) 1:25.823 minutos
2.Toprak Razgatlioglu (BMW) + 0,082 seg.
3. Scott Redding (BMW) +0,365
4. Andrea Locatelli (Yamaha) +0,510
5. Jonathan Rea (Yamaha) +0,535
6. Dominique Aegerter (Yamaha) +0,626
7. Garrett Gerloff (BMW) +0,683
8º. Danilo Petrucci (Ducati) +0,754
9. Alex Lowes (Kawasaki) +0,867
10. Andrea Iannone (Ducati) +0,949