WSBK, Donington, Corrida 1: A vitória inesperada de Toprak Razgatlioglu
Quase ninguém o esperava após os treinos e qualificação das SBK em Donington Park: o campeão mundial Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha) ultrapassou todos os seus adversários e venceu a primeira corrida de forma superior.
Jonathan Rea conquistou a sua 37ª pole position em tempo recorde na qualificação no circuito de Donington Park , mas foi o campeão mundial Toprak Razgatlioglu quem entrou na curva 1 na liderança vindo da posição 3 na grelha de partida. O turco manteve a liderança e após 23 voltas terminou vencedor, 6,4 segundos à frente do segundo colocado Rea, e 9,5 segundos à frente do terceiro, Alex Lowes.
Razgatlioglu comemorou a sua 20ª vitória e reduziu a diferença para o líder do campeonato Álvaro Bautista de 79 para 54 pontos – o espanhol caiu enquanto estava em segundo.
“Na sexta-feira tivemos grandes problemas com a aderência, hoje melhoramos”, disse o homem com o número 1 ao Speedweek. “Consegui fazer voltas consistentemente baixas de 1:27, quando estava cinco segundos à frente e depois aliviei um pouco o acelerador. No final, não arrisquei mais nada, esta é minha primeira vitória do ano numa corrida principal. Na última volta foi informado da box que estava 7 segundos à frente, então fiz uma parada como fiz em Magny-Cours. A minha equipa trabalhou arduamente nos últimos dois dias para me dar uma moto tão boa. Depois de conquistar o título, ainda tenho um sonho: três vitórias num fim de semana. Aqui estou eu para o tentar.”
Questionado se tinha visto a queda de Bautista, respondeu? “Vi marcas no asfalto na última curva, mas não sabia quem caiu”, comentou o piloto de 25 anos. “Foi só depois da corrida que descobri que era o Alvaro. Não importa, estou a concentrar-me unicamente no meu trabalho.”
CLASSIFICAÇÃO – CORRIDA 1 SBK / DONINGTON PARK
1. Toprak Razgatlioglu Yamaha
2. Jonathan Rea Kawasaki + 6,397 segundos
3. Alex Lowes Kawasaki + 9.499
4. Scott Redding BMW + 11.515
5. Axel Bassani Ducati + 12.820
6. Michael Rinaldi Ducati + 14.482
7. Garrett Gerloff Yamaha + 17.127
8º. Iker Lecuona Honda + 17.438
9. Loris Baz BMW + 24.903
10 Andrea Locatelli Yamaha + 28.498