WSBK, Donington: Bautista bate uma vez mais Toprak, Petrucci no pódio

Por a 2 Julho 2023 19:10

Álvaro Bautista (Ducati) garantiu a vitória na segunda jornada do Campeonato do Mundo de Superbike em Donington Park, na que foi, porventura, a sua vitória mais difícil do ano. Ao lado do esforçado Toprak Razgatlioglu (Yamaha), Danilo Petrucci (Ducati) estreou-se no pódio.

Um total de 50.164 espectadores compareceu no histórico Donington Park ao longo deste fim-de-semana para assistir a mais uma prova do Campeonato do Mundo de Superbike. Até sábado, a hierarquia habitual do trio da frente parecia invertida, com Rea (Kawasaki) a brilhar e Razgatlioglu a concretizar, para chegar à sua segunda vitória de 2023 na Superpole Race. No entanto, o dominador habitual Alvaro Bautista (Ducati) ia a partir das 16h00 repor as coisas no seu lugar…   

A corrida começou dramaticamente. Na curva 8 da primeira volta, Tom Sykes (BMW) sofreu uma queda no meio do grupo e voou para fora da moto, quase por milagre Philipp Öttl (Ducati) conseguiu desviar-se e Loris Baz ficou em apuros. O francês não pôde deixar de bater em Michael Rinaldi (Ducati) para evitar tocar em Sykes. A corrida foi interrompida imediatamente.

Todos os três pilotos acidentados estavam conscientes. Rinaldi ainda precisou de atendimento médico por muito tempo. Sykes, por outro lado, estava com muita dor e não conseguia levantar-se sozinho. Apenas Baz pareceu ter saído sem grandes mazelas do incidente.

O reinício para as 22 voltas foi sem estes três pilotos de choque. A ordem da grelha mudou ligeiramente em resultado da corrida da Superpole e da queda: Toprak Razgatlioglu (Yamaha) partiu da pole, Álvaro Bautista (Ducati) da segunda posição e Jonathan Rea (Kawasaki) da terceira posição. Dominique Aegerter (Yamaha) segue em 10º lugar, Philipp Öttl (Ducati) em 11º.

Tudo correu bem na segunda partida e Bautista, Rea e Razgatlioglu negociaram bem os primeiros lugares nas primeiras voltas. A partir da volta 10, Rea não conseguiu mais acompanhar a velocidade de Razgatlioglu e Bautista e começou a ser pressionado cada vez mais pelos pilotos seguintes. Primeiro Danilo Petrucci (Ducati) ultrapassou o hexacampeão mundial da Kawasaki, e três voltas antes do final também Scott Redding (BMW) ganhou o lugar ao irlandês. No quinto lugar, Rea ficou apenas 1,5 segundos à frente de Alex Lowes (6º/Kawasaki), Axel Bassani (7º/Ducati), Andrea Locatelli (8º/Yamaha) e Garrett Gerloff.

Tal como na primeira corrida, o líder do Campeonato do Mundo, Álvaro Bautista, arrecadou a vitória. O espanhol foi puxou de todos os seus galões na segunda metade da prova e também não deu chances a Razgatlioglu. O piloto da Yamaha perdeu 2,6 segundos para o campeão do mundo. O pódio foi completado por Petrucci – é o primeiro top 3 do italiano na categoria Superbike.

Philipp Öttl (Ducati) e Dominique Aegerter (Yamaha) cruzam a linha de chegada nas posições 10 e 11. No que respeita à Honda, andou por posições modestas em Donington. Na 14ª posição, Iker Lecuona perdeu 24 segundos para o vencedor e o companheiro de equipa Xavi Vierge regressou ao pit lane fora dos pontos.

O Campeonato do Mundo de Superbike prossegue de 14 a 16 de julho no circuito de Imola, Itália.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x