WSBK, Barcelona, Corrida 1: Triunfo inquestionável de Alvaro Bautista
A primeira corrida do Campeonato do Mundo de Superbike em Barcelona, terminou hoje com uma vitória dominante de Álvaro Bautista (Ducati). O campeão mundial Toprak Razgatlioglu (Yamaha) e a BMW viveram um drama.
A maior incógnita para a primeira corrida do Mundial de Superbike no Circuito de Barcelona-Catalunha foi o clima, pois de acordo com a previsão meteorológica, havia uma grande probabilidade de chuva entre as 13h00 e as 15h00. No entanto, quando os pilotos foram para a volta de aquecimento, às 14h, o sol brilhava e nuvens escuras só podiam ser vistas à distância.
O autor da pole Iker Lecuona (Honda) largou de forma sensacional da pole position, com os pilotos da Kawasaki Alex Lowes e Jonathan Rea a seguirem ao lado do espanhol da Honda, que terminaria esta primeira corrida no sexto lugar depois de assinar a pole na sexta-feira. Como prémio de consolação para Lecuona, a pole-position na sexta-feira e o triunfo na corrida da Superpole – um dia agridoce para o ex-piloto de MotoGP que está a correr em casa.
O líder do campeonato fez ainda melhor. Com uma partida fantástica, do quinto lugar Alvaro Bautista chegou à primeira curva logo na posição de líder, afastando-se nas voltas seguintes progressivamente do resto do pelotão, sempre com tempos de volta rápidos. O hexacampeão Jonathan Rea conseguiu terminar no segundo lugar, depois de perder a luta com Bautista e terminado a corrida sobre a pressão de Garrett Gerloff (GYTR GRT Yamaha) que subiu ao último degrau do pódio.
Toprak Razgatlioglu que partiu de P8, ainda conseguir acompanhar Bautista nas primeiras voltas, mas depois teve que deixar o espanhol ir-se embora. O piloto da Yamaha começou a ter problemas de pneus no último terço da corrida e continuou a abrandar. Na volta 17, Razgatlioglu perdeu o segundo lugar para Rea e um pouco depois também teve que deixar Garrett Gerloff (Yamaha) e Michael Rinaldi (Ducati) irem-se embora, conseguindo o turco de 25 anos salvar a honra com o quinto lugar final, à frente de Lecuona e Lowes.
A primeira corrida foi um desastre para a BMW. Scott Redding caiu na volta 2, Michael van der Mark foi obrigado a parar a sua M1000RR com um problema. Os únicos finalistas da BMW foram Eugene Laverty, no décimo lugar 30 segundos atrás do venecedor, e Loriz Baz na 11ª posição, à frente do segundo melhor piloto da Honda, Xavi Vierge.
- Tweet
-
- Pin It
-
MotoGP, Barcelona: Raul Fernandez o mais rápido no Warm-Up, Oliveira 6º17 Novembro 2024 11:13
-
WSBK, Marco Melandri ‘Toprak, desde que o vi em pista em 2019, tinha algo de especial’13 Novembro 2024 12:47
-
WSBK, Jonathan Rea ‘A Yamaha também tem de fazer o seu trabalho de casa’11 Novembro 2024 12:15