WSBK, Barcelona: As surpresas irão continuar na Catalunha?
Depois da Austrália o Circuito de Barcelona-Catalunha recebe este fim-de-semana a segunda jornada do Mundial de Superbike 2024. O britânico Alex Lowes (Kawasaki) lidera o campeonato na frente dos italianos Nicolo Bulega (Ducati) e Andrea Locatelli (Yamaha).
Saímos da Austrália com mais perguntas do que respostas, dada a imprevisibilidade do arranque da temporada, onde o estreante Nicolo Bulega, mas principalmente Alex Lowes que fez a dobradinha no domingo, surpreenderam os favoritos habituais. Vão Bautista, Rea e Razgatlioglu, o ‘trio titânico’, dar a resposta em Barcelona? Álvaro Bautista (Aruba.it Racing – Ducati) que fez história nos últimos dois anos com dois títulos mundiais consecutivos, ainda não tem nenhuma vitória este ano. No teste de Barcelona, o espanhol de 39 anos não se distanciou dos adversários e não conseguiu controlar os pneus como de costume, duas coisas necessárias para se conseguirem bons resultados na pista catalã. Com seis vitórias dominantes nas últimas seis corridas catalãs, Bautista – agora de volta à plena forma – pode ainda ser o favorito. Quanto a Toprak Razgatlioglu (ROKiT BMW Motorrad), o piloto turco alcançou o primeiro pódio da BMW na Austrália, mas os problemas no motor da M 1000 RR na Corrida 2 impediram-no de repetir a façanha. Competitivo no teste da semana passada e abaixo do recorde de volta, será que a pista anteriormente mais fraca da BMW será mais gentil em 2024 para marca bávara? Sem somar nenhum ponto nas três primeiras corridas na Yamaha, declarado inapto após uma grande queda na Corrida 2 e deixando a Austrália pessimista, a estreia de Jonathan Rea (Pata Prometeon Yamaha) deixou o hexacampeão mundial perturbado. No entanto, o norte-irlandês voltou forte nos dois dias de testes de Barcelona da semana passada. Rea já venceu em Barcelona por duas vezes com a Kawasaki, enquanto a Yamaha venceu apenas uma vez em 2020.
No que diz respeito às estreias, Nicolo Bulega (Aruba.it Racing Ducati) venceu a sua primeira corrida nas SBK de bandeira a bandeira na Austrália, e foi também o mais rápido nos dois dias de testes em Barcelona, rondando abaixo do recorde da pista catalã. O melhor estreante de 2024 é sem dúvida um claro favorito no próximo fim de semana, restando saber se Alex Lowes (Kawasaki Racing Team) que lidera provisoriamente o mundial graças a uma bela dobradinha de domingo na Austrália, confirmará a boa forma, depois de conseguir um bom ritmo de corrida o décimo melhor tempo no teste de Barcelona. A vantagem parece estar do lado de Bulega, e talvez de Bautista, com a Ducati historicamente mais forte em Barcelona do que a Kawasaki. Depois há Andrea Locatelli (Pata Prometeon Yamaha) que subiu ao pódio em Barcelona no ano passado, depois de uma ronda de abertura bem sucedida na Austrália, tem agora um novo chefe de equipa, Tom O’Kane. Com a baixa aderência a ser sempre um factor a ter em conta no Barcelona-Catalunha, depois do início estrondoso de Andrea Iannone (Team GoEleven) na sua nova aventura nas SBK, o italiano estará num circuito que conhece bem depois de um teste sólido há uma semana. Danilo Petrucci, Sam Lowes e Remy Gardner são outros nomes a ter debaixo de olho no próximo fim-de-semana, sobretudo depois dos resultados nos dois últimos dias de testes na Catalunha.
Assim vai o campeonato
1º Alex Lowes (Kawasaki) 50 Pts.
2º Nicolò Bulega (Ducati) , 41
3º Andrea Locatelli (Yamaha) 29
4º Andrea Ianone (Ducati) , 29
5º Álvaro Bautista (Ducati) , 27
6º Danilo Petrucci (Ducati) , 24
7º Dominique Aegerter (Yamaha) 19
8º Toprak Razgatlioglu (BMW), 18
9º Michael van der Mark (BMW) , 16
10º Garrett Gerloff (BMW) , 15
- Tweet
-
- Pin It
-
WSBK, Marco Melandri ‘Toprak, desde que o vi em pista em 2019, tinha algo de especial’13 Novembro 2024 12:47
-
WSBK, Jonathan Rea ‘A Yamaha também tem de fazer o seu trabalho de casa’11 Novembro 2024 12:15