WSBK, Assen, TL1: Alvaro Bautista conquista o primeiro treino livre
Já não há palavras para descrever o domínio de Alvaro Bautista (Ducati) no Campeonato do Mundo de Superbike. Esta manhã, no arranque do fim-de-semana de Assen, o espanhol foi o mais rápido no primeiro treino livre, na frente de Jonathan Rea (Kawasaki) e de um supreendente Remy Gardner (Yamaha).
Cerca de 14 graus no ar e um céu negro foram as condições que acolheram o TL1 de Superbike FP1 em Assen , onde o tom se manteve inalterado em relação às duas rondas anteriores antes da pausa de mais de um mês.
Alvaro Bautista fechou a sessão à frente de todos os outros, depois de estabelecer uma série de tempos interessantes, parando o cronómetro em 1’34”592 e deixando no segundo posto o norte-irlandês Jonathan Rea, a 182 milésimos. Uma pequena surpresa no terceiro lugar, onde encontramos – ainda que já meio segundo atrás – Remy Gardner, que procura o seu primeiro pódio com a Yamaha da equipa GRT.
Andrea Locatelli também esteve bem – no pódio no ano passado na Corrida 2 – e foi quarto à frente de Scott Redding, com a primeira BMW em pista. O inglês conseguiu ultrapassar Toprak Razgatlioglu entre os demais, que voltou a rodar com a sua R1 mas momentaneamente longe do topo. O 7º lugar foi para Garrett Gerloff, aos comandos da BMW da equipa Bonovo, enquanto Axel Bassani, Alex Lowes e Dominique Aegerter fecharam os dez primeiros , este último quase a um segundo de Bautista.
As Honda estão com problemas no momento, com Iker Lecuona em 12º e Xavi Vierge em 16º, exatamente como Michael Rinaldi e Danilo Petrucci (também bandeira preta para Danilo devido ao mau funcionamento do transponder),apenas 14º e 15º, com diferença maior que o segundo. 17º lugar para o aprendiz Lorenzo Baldassarri, enquanto a temporada de Bradley Ray e Isaac Vinales abriu com 18º e 24º lugares, respectivamente.
Partida complicada finalmente para o contundido Loris Baz, fora dos 105% e consequentemente, último na classificação.