WSBK, Assen, Superpole: Bautista bate Rea por 0.27s!
Alvaro Bautista (Ducati) venceu por pouco a sessão da Tissot Superpole de Superbike em Assen, na frente de Jonathan Rea (Kawasaki) e Toprak Razgatlioglu (Yamaha) – o trio habitual!
A primeira ronda europeia do Mundial de Supebike de 2023 foi emocionante e a sessão Tissot Superpole no TT Circuit Assen também foi um clássico. Depois de uma sessão matinal molhada do TL3, as nuvens escuras foram desaparecendo e a pista secou o suficiente para o uso de pneus slick. O ‘tiroteio’ de 15 minutos viu Alvaro Bautista conquistar a primeira pole position de 2023 no que foi uma batalha poderosa que viu o trio titânico retornar à primeira linha.
Na sua primeira volta rápida, Alex Lowes estabeleceu um tempo impressionante de 1m33s741, apenas um pouco mais lento que o seu companheiro de equipe na Kawasaki, Jonathan Rea. Atrás da dupla da Kawasaki na frente estavam a estrela da Ducati Alvaro Bautista e o trio da Yamaha Andrea Locatelli, Dominique Aegerter e Razgatlioglu.
A meio da sessão todo o pelotão se dirigiu ao pit lane para colocar os pneus macios de qualificação para a caça ao tempo. Largou Rea, que assumiu a liderança com o tempo de 1m33s668, mas só conseguiu melhorar um pouco. Quando o seis vezes campeão mundial voltou para o pit lane, os seus colegas enfrentaram sua primeira tentativa.
A dois minutos do fim, Bautista cruzou a meta com novo melhor tempo de 1m33s542. Rea, que completou a terceira volta, terminou em segundo atrás do piloto da Ducati, com Razgatlioglu em terceiro.
Scott Redding dirigiu uma forte Superpole para a BMW. O inglês colocou a sua M1000RR na quinta posição, apenas 0,2 segundos atrás. Iker Lecuona na 10ª posição da grelha deu o melhor resultado à Honda. O estreante em Superbike Dominique Aegerter (Yamaha) qualificou-se em sétimo da grelha com o tempo de 1m33s956, quatro posições à frente do seu forte companheiro de equipa Remy Gardner.
Resultado da Superpole de SBK, Assen
1. Álvaro Bautista (Aruba.it Racing – Ducati) 1m33,542s
2. Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team WorldSBK) +0,027s
3. Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha Prometeon WorldSBK) +0.119s
4. Alex Lowes (Kawasaki Racing Team WorldSBK) +0,199s
5. Scott Redding (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK Team) +0,212s
6. Andrea Locatelli (Pata Yamaha Prometeon WorldSBK)) +0.257s