WSBK, Assen, Corrida 2: Hat-trick de Alvaro Bautista na Holanda

Por a 23 Abril 2023 15:27

O piloto espanhol fechou um fim-de-semana em grande com três vitórias e dando à Ducati a 400ª vitória em Superbike. Toprak Razgatlioglu foi um solitário segundo depois da queda de Jonathan Rea, e Dominique Aegerter coroou o seu melhor encontro SBK até ao momento com o quarto lugar.

Depois de vencer a Corrida 1 e a corrida da Superpole, o atual Campeão do Mundo de SBK também triunfou na Corrida 2, realizada na tarde de domingo em Assen. A grelha de partida para a segunda corrida, correspondeu ao resultado da corrida de Superpole nas três primeiras linhas. À frente Bautista, Rea e Razgatlioglu, atrás deles Lowes, Locatelli e Bassani. Aegerter partia da 7ª posição inicial.

Após conter o entusiasmo inicial de Toprak Razgatlioglu e Jonathan Rea na primeira parte da corrida, estabelecendo tempos superiores aos registados na Corrida 1, Alvaro Bautista mudou então de velocidade nas últimas 15 voltas, rodando constantemente ao ritmo de 1’34. Um ritmo frenético, claramente insustentável para todos, com Toprak a ter de se contentar com o segundo lugar depois de tentar a aroximação ao piloto da Ducati, espremendo a velocidade da sua Yamaha no primeiro setor da pista holandesa.

As coisas pioraram para Rea que caiu na 5ª volta depois de tentar em vão acompanhar o ritmo de Bautista. Um abandono que condena as dificuldades do hexacampeão mundial e da sua Kawasaki, moto que chega agora ao fim do seu ciclo.

O terceiro lugar foi assim conquistado por Andrea Locatelli com a outra R1 da Pata Yamaha, finalmente no pódio (objetivo que o piloto de Bérgamo havia se proposto após a Corrida 1) após vencer Axel Bassani , que foi penalizado por ultrapassar os limites da pista na curva 17. Bassani foi assim o quinto, atrás de Dominique Aegerter – o suiço da GRT Yamaha terminou num excelente 4º lugar.

O sexto foi Remy Gardner à frente de Scott Redding e Danilo Petrucci. Nono lugar para a outra Kawasaki de Alex Lowes , que largou do fim da grelha devido a uma queda que sofreu antes de largar para a grelha, enquanto Michael Ruben Rinaldi foi décimo.

De fora ficaram muitos protagonistas ilustres, como Loris Baz, Iker Lecuona e o ídolo da casa Van Der Mark, autor de uma terrível queda na chicane antes da linha de chegada.

Domínio indiscutível do piloto da Ducati, Alvaro Bautista, que deu ao fabricante de Borgo Panigale a sua 400ª vitória – e 700ª corrida no pódio – em Superbike, ao final de um fim-de-semana triunfante que reafirmou ainda mais a superioridade do piloto espanhol sobre os restantes na competição.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x