WSBK, Assen, Corrida 1: Bautista soma e segue, sexto triunfo em 2023!

Por a 22 Abril 2023 14:50

O vencedor da primeira corrida do Mundial de Superbike 2023 em Assen foi mais uma vez Alvaro Bautista, que devido a uma penalização partiu do quarto lugar e teve de se bater com Jonathan Rea e Toprak Razgatlioglu. Porém, assim que chegou à liderança o espanhol da Ducati partiu para mais uma caminhada triunfal.

Alvaro Bautista (Ducati) foi penalizado em três posições na grelha da corrida 1 de Superbike por rodar lento na linha de corrida da Tissot Superpole, o que o levou da pole position para o quarto lugar. Jonathan Rea (Kawasaki) largou assim da pole position para a primeira corrida, acompanhado por Toprak Razgatlioglu (Yamaha) e Alex Lowes (Kawasaki) na primeira fila.

A corrida foi a mais emocionante da temporada, já que o Campeão do Mundo Álvaro Bautista encontrou resistência obstinada de Rea e Razgatlioglu. Desde a primeira curva, os três campeões mundiais de Superbike assumiram a liderança e travaram uma corrida animada pela vitória.

Rea com a Kawasaki liderou até a 9ª volta, quando Bautista assumiu o primeiro lugar. Rea manteve-se próximo do líder do campeonato até ao final, enquanto Razgatlioglu foi perdendo terreno para os dois primeiros. No último terço, Rea também não conseguiu acompanhar Bautista que venceu com confiança, cruzando a linha de chegada com uma vantagem impressionante de 3,1 segundos sobre a estrela da Kawasaki e 3,8 segundos sobre o piloto da Yamaha. Esta foi a sexta vitória do espanhol em sete corridas!

O quarto lugar foi para Andrea Locatelli (Yamaha). Esteve em sétimo lugar, atrás de Lowes, Scott Redding e Axel Bassani, mas, à medida que as voltas avançavam, subiu na classificação. Locatelli passou por cima de Lowes na curva 5 da volta 15, antes de seguir duas voltas depois, ultrapassando Redding. Depois diminuiu a diferença para Bassani e ultrapassou-o na última volta para reivindicar o quarto lugar. Bassani foi quinto no final da corrida.

Depois de um começo fraco, Dominique Aegerter lutou para voltar ao top 10 a partir de 13º, com o seu companheiro de equipa da GRT Yamaha, Remy Gardner, no seu encalço na maior parte do tempo. Nas últimas voltas, quando muitos pilotos lutavam com os pneus, o suiço campeão mundial de Supersport continuou a fazer voltas rápidas e conseguiu subir duas posições para terminar no 6º lugar.

Uma bela corrida de Scott Redding, que estava temporariamente em 4º lugar, não foi recompensada. No terço final o inglês foi caindo gradativamente e só cruzou a linha de chegada na décima posição – mas ainda como o melhor piloto da BMW. Após a queda de Iker Lecuona, Xavi Vierge trouxe a melhor Honda para casa na décima primeira posição.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x