WSBK, Aragon, Superpole Race: Volta voadora dá vitória a Bautista
Álvaro Bautista passou de terceiro para primeiro na última volta da Superpole Race. Nesse último esforço, o atual campeão do mundo passou Toprak Razgatlioglu e depois Jonathan Rea para chegar ao seu primeiro triunfo no fim-de-semana do Motorlard de Aragão.
As temperaturas no início da corrida às 11h eram ideais com temperaturas no ar de 21 graus no asfalto 25 graus, com quase nenhum vento. Na grelha de partida Jonathan Rea estava na pole-position, em a seu lado Álvaro Bautista (que caiu na corrida 1) e Toprak Razgatlioglu (Yamaha).
Esperava-se que a corrida curta do programa das SBK (10 voltas cujo resultado define os 9 primeiros da grelha da corrida 2) fosse extremamente emocionante, já que os pneus de Rea e Razgatlioglu duraram até a volta 9 no sábado. E foi assim que aconteceu, o piloto da Kawasaki liderou a corrida com tempos de volta rápidos, deu tudo nas curvas para ter vantagem suficiente nas retas para se manter à frente. Na 7ªvolta quando os pneus começaram a deteriorar-se, começou a luta pela posição entre os três melhores pilotos de Superbike da atualidade – o ‘Trio Titânico como são conhecidos. Rea reagiu com firmeza e defendeu-se do ataque de Bautista, que foi ultrapassado por Razgatlioglu. As duas últimas voltas viram os três primeiros colocados no seu limite absoluto. Na última volta, Bautista colocou nas mesas as cartas todas, primeiro alcançando o piloto da Yamaha com uma manobra corajosa e, graças à potência da Ducati, alcançando Rea, que até então liderava, na reta. Na linha de chegada, Bautista, Rea e Razgatlioglu terminaram separados por apenas 0,475 segundos.
E os outros…?
O vencedor da corrida 1, Michael Rinaldi (Ducati), não conseguiu destacar-se no quinto lugar, nem Danilo Petrucci, que se tornou o melhor privado no sábado. Petrucci, que largou em penúltimo lugar, chegou ao 12º lugar e por isso não conseguiu melhorar para a segunda corrida da tarde. O melhor piloto Honda foi Iker Lecuona na 6ª posição, o melhor das BMW foi novamente o americano Garrett Gerloff que terminou na 9ª posição.