WSBK, Andrea Dosoli: “Não demos ao Rea o que ele precisava em Phillip Island”

Por a 3 Março 2024 21:02

Na abertura da temporada do WorldSBK 2024, Jonathan Rea fez uma estreia de má memória com a Yamaha em Phillip Island. Mas o fabricante japonês também reconhece que cometeu erros.

O norte-irlandês teve um fim-de-semana difícil na sua estreia na Yamaha, terminando a Corrida 1 e a Tissot Superpole Race fora dos pontos, depois de se ter qualificado apenas em 11º na sessão de sábado da Tissot Superpole. Na corrida 2, depois de largar em 11º , Rea ganhou posições e aproveitou o problema de motor de Toprak Razgatlioglu para chegar ao quarto lugar em determinado momento. Porém, na volta 3 da curva 11, Rea caiu violentamente com a Yamaha R1, fazendo agitar as bandeiras vermelhas. O norte-irlandês foi visto a ser levado para o centro médico, onde foi declarado inapto, com múltiplas contusões e escoriações.

“Ninguém poderia imaginar um início tão difícil para o Jonathan na Yamaha”, lamentou Andrea Dosoli, chefe do departamento de corridas da Yamaha Europa. “Desde as primeiras voltas em Phillip Island com o novo asfalto ele não teve uma boa sensação com a moto e apesar dos esforços intensos da equipa, não vimos qualquer progresso na sua sensação até domingo. A forte queda de terça-feira não ajudou e provavelmente não estou errado quando digo que o stress da difícil largada com um hexacampeão mundial também não ajudou o trabalho da equipa.”

Com isso, Dosoli aparentemente quer indicar que erros também foram cometidos na equipa. Ao inverso do norte-irlandês, Andrea Locatelli provou que a Yamaha R1 funcionou basicamente na pista australiana com dois segundos lugares e uma queda na frente.

“Foi sem dúvida um dos piores fins de semana do Jonathan no Campeonato do Mundo de Superbike. Temos que assumir a responsabilidade por isto porque não lhe demos o que ele precisava em Phillip Island. Devemos aprender com essas dificuldades e com os erros. É claro que há muito espaço para melhorias em termos de afinação da moto, mas penso também na forma como funciona.”

Antes da estreia europeia em Barcelona, ​​de 22 a 24 de março, será realizado um teste de dois dias na pistas espanhola. E espera-se que por essa altura o vencedor de corridas 119 vezes deverá ser mais competitivo.

“A sua equipa, apoiada por todos os engenheiros da Yamaha, trabalhará mais do que nunca para estar melhor preparada para o próximo teste. Temos dois dias em Barcelona para nos reajustarmos e voltarmos à pista para que possamos começar bem a temporada de 2024 com a corrida em Barcelona. O Jonathan tem todo o talento e habilidades, sabemos que a moto funciona, por isso sabemos que esta pode ser uma parceria de sucesso.” Concluiu Dosoli.

author avatar
Ricardo Ferreira
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x