WSBK, Álvaro Bautista: “Talvez ganhe porque sou bom piloto, não pelo peso”
Álvaro Bautista diz que o seu domínio no topo das SBK é subestimado e que as reclamações feitas antes da nova regra de limite de peso indicam isso.
O espanhol sente que a nova regra do peso reduziu o seu nível de desempenho, em vez de ajudar outros pilotos e equipas a aproximarem-se.
“Quando corria pela Honda ninguém reclamava do peso. Mas quando começamos a ganhar muito com a Ducati eles começaram a reclamar do desempenho da moto e a dizer que estava muito alta e que era impossível lutar contra a Ducati, e eles tiveram que cortar as rotações. Então eles disseram, ‘ok, mas a única Ducati que vence é a do Álvaro’, e que eu sou muito leve. Mas é apenas uma desculpa. É como se eles não achassem que eu também posso ser um bom piloto.” Disse Bautista numa entrevista ao Crash.net
“Ganhei nas 125cc e lutei pelo pódio no MotoGP, então talvez eu também seja um bom piloto. Se repararem bem, mais ou menos o peso e a altura médios de cada piloto não são muito grandes, nem muito fortes. Há casos estranhos como o do Valentino (Rossi), que é alto, mas na configuração normal do piloto não somos muito altos nem muito fortes. O problema nas SBK é que há muitos pilotos altos que são muito fortes. Se queres ser piloto, tens que trabalhar para ser piloto. Por exemplo, o Aleix Espargaró no MotoGP é um piloto alto, mas trabalha para ser piloto e treina muito para estar em forma.”
Álvaro Bautista espera que rivais como Toprak Razgatlioglu e Jonathan Rea sejam muito fortes, apesar de ambos terem mudado de fabricante. Questionado sobre se o seu companheiro de equipa Nicolo Bulega deve ser considerado como um candidato ao título, o espanhol disse:
“O Nicolo é um piloto muito bom, muito jovem e muito talentoso. A sua abordagem todos os fins de semana no Supersport foi muito profissional e a forma de trabalhar é muito semelhante à minha. Coloquei-o como um dos nomes que vão lutar pelo campeonato e para mim ele não é uma surpresa. Espero que ele lute desde a primeira corrida, mesmo sendo um piloto estreante, acho que ele pode lutar pelo título no seu primeiro ano.” Concluiu o experiente piloto de 39 anos de Talavera de La Reina.