WSBK, Alex Lowes (4º.): “Não tive ritmo para subir ao pódio”
Quarto classificado no Campeonato do Mundo de Superbike, Alex Lowes alcançou os melhores resultados possíveis, incluindo até um pódio na corrida curta da Superpole.
A Kawasaki olhou para o encontro de Superbike no Circuito Mundial de Misano com preocupação, mas foi infundada. A generalidade das equipas do ‘grid’ concordam num ponto: Misano será a primeira verdadeira referência do Campeonato do Mundo de Superbike de 2024, porque nas três corridas anteriores houve factores especiais que dificultaram uma avaliação real do equilíbrio de potência: demasiada aderência em Phillip Island, pouca aderência em Barcelona e em Assen estava muito frio e chovia.
No fim de semana passado as condições foram as esperadas em junho em Itália: muito sol e asfalto quente. Condições para as quais a Kawasaki se preparou intensamente no inverno. Alex Lowes deu a resposta na pista: nas corridas principais ficou em 5º e 4º, e na corrida da Superpole o inglês chegou ao pódio em terceiro lugar!
“A corrida de sprint mais curta permitiu-me colocar um pouco mais de pressão na frente. Nas corridas mais longas tive que me conter um pouco em relação aos outros pilotos”, explicou o irmão-gémeo de Sam Lowes. “Estar no pódio e não estar muito longe dos dois pilotos da frente é ótimo para nós. E Misano não é a nossa pista mais forte.”
“Na segunda corrida estive lá durante a maior parte da corrida, mas sobretudo nas últimas voltas o Álvaro estava num nível diferente do meu e tive que aceitar o quarto lugar. Mesmo assim, gostei muito do dia porque o meu ritmo estava bom. O Toprak e Nicolò conseguiram arrancar no início da segunda corrida, tentei manter o ritmo no meio da corrida e atacar nas voltas 12 a 18. Mas não tive ritmo para subir ao pódio.” Admitiu Alex.
“Tenho muito respeito pela equipa e pela Kawasaki porque eles trabalharam muito. Nos anos anteriores, as condições quentes pareciam ser o problema para nós, mas neste fim de semana parecia que a nossa moto estava a funcionar muito bem, mesmo quando a pista estava escorregadia e gordurosa.”
Em 2023, Alex Lowes marcou 62 pontos no campeonato nos primeiros quatro eventos de Superbike. Este ano tem exatamente o dobro e está em quarto lugar na classificação geral. Com 124 pontos, está quase 30 pontos à frente do quinto classificado Andrea Locatelli, piloto de fábrica Yamaha.