VITÓRIA EM SPA ACABA COM JEJUM DE 14 ANOS PARA A YART YAMAHA NA CONQUISTA DAS 24 HORAS EWC FIM
A equipe austríaca lidera a classificação provisória do EWC com a primeira vitória em 24 horas desde 2009. A atual equipe campeã do EWC F.C.C. TSR Honda é a segunda e a equipe belga da BMW em terceiro no final das 24 Horas de SPA Francorchamp.
A YART Yamaha Official EWC subiu ao topo da classificação provisória do FIM Endurance World Championship com a vitória nas 24H SPA EWC Motos hoje (domingo), um resultado que põe fim à espera de 14 anos da equipe austríaca por um triunfo numa prova de 24 horas.
Apesar de um início lento para Marvin Fritz, a YART Yamaha rapidamente recuperou e lutou contra os §seus rivais pelo título num confronto épico no início da prova de 24H no icónico Circuito de Spa-Francorchamps.
A equipa F.C.C. TSR Honda liderou após as primeiras oito horas, com a YART Yamaha retribuindo o sucesso às 16H ( As equipas pontuam pelas suas classificações às 8 e 16 horas ). Mas enquanto YART permaneceu longe de problemas, problemas no sistema de escape forçaram F.C.C. TSR Honda a entrar nas boxes por cinco minutos logo após a marca de 16 horas.
Essa dispendiosa paragem permitiu que a YART roubasse a sua posição, apesar de um pneu traseiro danificado, pouco antes das 19 horas e que foi rapidamente trocado nas boxes, permitindo que a equipe continuasse a liderar a caminho para sua primeira vitória em 24 horas desde que triunfou em Le Mans em 2009 .
Um entusiasmado Niccolò Canepa, que se juntou a Fritz e Karel Hanika na moto #7, equipada com Bridgestone, acredita que é apenas o começo para o YART.
E disse: “Já há alguns anos que estamos a perseguir esta vitória e acho que é a primeira de muitas. Todos nós merecemos e estou muito feliz com isso. Obrigado a todas as pessoas envolvidas neste projeto e é apenas o começo. Tem sido uma corrida incrível. Para ser honesto, foi muito, muito difícil. Não foi fácil do começo ao fim. Até as últimas voltas, havia um ponto de interrogação”.
E continuou “A equipe fez um trabalho incrível em cada pit stop e meus companheiros também. Forçámos desde a primeira volta até a última. Nunca deixámos de acreditar. Faz muito tempo que não ganhavamos uma corrida de 24 horas. Mas, nas nossas mentes, havia apenas um objetivo – vencer – não importa como.”
Fritz acredita que a vitória dá ao YART muito mais do que o primeiro lugar na classificação provisória, após uma série de tentativas em sua busca por uma vitória de 24 horas. Disse ainda: “A liderança do campeonato é uma coisa; o maior impulso é a motivação de toda a equipe e dos pilotos.
“Nós andamos e forçamos tanto em todas as corridas e algo acontece no último momento. O maior bônus é a motivação para mostrar que a YART não pode apenas vencer a qualificação – podemos vencer em 24 horas”.
“Não sei quantas vezes estivemos próximos. Não vim aqui com muitas esperanças porque sei que a pole position nunca me traz sorte. Quando temos a pole position, penso ‘isso provavelmente não é um bom presságio’. Mas, finalmente, conseguimos tudo.
Hanika também ficou encantado por fazer parte da famosa vitória da YART e disse: “Estou super feliz com esta vitória. É a minha primeira vitória em 24 horas e a sensação é realmente incrível. A equipe fez um ótimo trabalho. Muito obrigado à Yamaha, Bridgestone e a todos os meus companheiros de equipa, a todas as pessoas que fazem parte da equipa e à minha família.
“As primeiras 15 horas de corrida foram ininterruptas, por isso foi bom descansar um pouco no final. Foi definitivamente uma corrida muito difícil. A competição era muito forte. Não conseguimos parar de forçar sequer por uma volta. Foi uma corrida muito agradável para os espectadores.”