GP Macau: Hickman na pole, André Pires sai de 21º
Peter Hickman arranca amanhã Sábado para a 53ª edição do Grande Prémio de Motos de Macau da pole position aos comandos da sua BMW da MGM by Bathams, muito embora a qualificação tenha sido disputada até ao último momento.
A sua margem de 1,7s para o seu colega de equipa, Michael Rutter, alcançada nos treinos iniciais, permaneceu imbatida ao longo da maior parte da segunda qualificação, que se realizou esta manhã, até cinco minutos do final, quando as televisões mostraram a Honda RC213V da Bathams a andar lentamente para criar o espaço em pista para a sua derradeira volta lançada.
Foi apenas a segunda volta do fim-de-semana realizada em 2:25s, e ficou muito próxima da volta da “pole” pela qual Rutter ansiava. Mas no final, ficou a um par de décimos de segundo do tempo de 2:25.100s que deu a pole a Hickman.
No terceiro lugar ficou o Australiano David Johnson, que registou a marca de 2:26,093s na sua Ducati da Tak Chun, melhorando o seu tempo de ontem em um segundo e meio, um feito, considerando que nunca tinha pilotado uma Ducati até ontem de manhã.
Uma clara indicação da qualidade das máquinas italianas foi, também, o quarto lugar de John McGuinness aos comandos da segunda Ducati da BSB, a sua melhor qualificação desde 2013.
Lee Johnston (BMW Ashcourt Racing) subiu a quinto na grelha esta manhã e arrancará à frente de Horst Saiger (Yamaha Saiger Racing) e do impressionante Erno Kostamo (MGM by Penz13 BMW), o finlandês de 28 anos que é, comparativamente, um estreante em Macau e, em geral, nas corridas de estrada.
Na segunda das BMW da Ashcourt Racing, Gary Johnson manteve o oitavo lugar, quando a bandeira de xadrez foi mostrada, com Phil Crowe (BMW Handtrans Lee Jackson) em nono.
Ainda a recuperar de lesões sofridas em Silverstone há nove anos, Ian Hutchinson garantiu um popular décimo lugar na BMW da Team Milwaukee with SMT, mas terá de se preocupar em se defender na corrida de pilotos como Didier Grams (G&G Motorsport BMW), Davey Todd (MGM by Penz 13 BMW) e Derek Sheils (Burrows Engineering/RK Racing Suzuki), que estão próximos dele na grelha de partida.
Mais uma vez, o úncio representante de Portugal é André Pires, que qualificou na 21ª posição na sua Yamaha Beauty Machines, com um tempo de 2:32.659.
O 53º Grande Prémio de Motos de Macau Suncity Grupo terá o seu início Sábado às 15h55, Hora Local.