Campeonato britânico de Superbike aposta em nova categoria

Por a 27 Novembro 2017 18:02

Os promotores do Campeonato Britânico de Velocidade anunciaram agora a introdução de uma nova categoria já na próxima temporada, com motos prototipo a correrem juntamente com a  série britânica de Supersport.

Trata-se então de uma classe  que vai admitir projectos independentes com um motor homologado para o FIM Supersport ou Superstock, ou seja, motos com motores entre 400cc e 600cc a quatro tempos e quatro cilindros até as 16.000rpm, ou 500cc a 675cc quatro tempos e três cilindros até 15.200rpm.

Por outro lado, a nova categoria vai permitir a participação de motos do Mundial de  Moto2 ou do FIM CEV, anterior a 2018 e que utilizem o motor Honda CBR 600.

As corridas da British GP2, vão ter lugar em simultâneo com as de das Supersport, mas com classificações diferentes.

Stuart Higgs, responsável da entidade organizadora do  campeonato, já explicou no site oficial que: “Estamos numa fase crítica desta categoria. Há algum tempo que temos revelado a nossa preocupação pelo  facto de algumas marcas  terem deixado de produzir motos desportivas de 600cc, o que afecta a sustentabilidade da classe Supersport. A integração de motos fabricadas de forma independente com um chassis de competição e motor padrão revelou ser equivalente ao nível técnico das Supersport com um chassis padrão e com um motor preparado”.

A entrada da Triumph em 2019 no Mundial de Moto2, como fornecedor de motores  e a saída de cena da Honda, deixa na opinião de Higgs a porta aberta para a renovação da categoria. “Essa alteração no Mundial de Moto2 já em 2019 vai potenciar a chegada de material que antes não estava disponível no mercado. Esse factor, juntamente com o reaparecimento do interesse das empresas de engenharia independentes no desenvolvimento de hardware de competição, potencia uma renovação desta categoria e o surgimento desta nova competição”.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x