Troféu ZCUP.PT – 1ª Prova do Campeonato Nacional Velocidade
O MotoSport está a seguir de perto o interessante Troféu ZCup.PT, na qualidade de media partners, este ano já com as novas e entusiasmantes Kawasaki Z900, com o objectivo de divulgar e dinamizar um Troféu que tem todos os atributos para evoluir e ser um excelente motor de promoção da competição em velocidade no nosso país.
Foi por isso que, com enorme expectativa, nos deslocámos ao Algarve para assistir à primeira prova do Campeonato Nacional de Velocidade, onde as duas mangas do Troféu iriam decorrer, integradas no também disputado Troféu Luís Carreira.
À partida a expectativa da organização era grande e justificada pois para além de poder contar com alguns pilotos do ano passado, novamente a competir com as suas Z800, este ano havia uma grande estreia em curso relacionada com o facto de o Troféu ter evoluído, não só em número de participantes, mas também pelo facto de neste ano alinharem as novas e competitivas Z900, com mais potência, menos peso e uma ciclística muito mais apurada. O regulamento permite que tanto as Z800 como as Z900 participem no Troféu de 2017 .
Na primeira prova do CNV no Autódromo Internacional do Algarve alinharam 6 pilotos em cinco motos, pois o regulamento também permite que possam participar 2 pilotos por moto, o que torna o Troféu ainda mais aliciante.
Durante as classificações constatámos que as Z900 batiam-se de igual para igual com as restantes motos do Troféu Luis Carreira e que os melhores tempos, conseguidos por Fred Bottoglieri, a rodar no 2:02 ( best theorical ), estavam muito perto dos melhores tempos das motos do TLC. Antevia-se assim mangas muito disputadas e com os pilotos do Troféu ZCup a disputarem os melhores lugares na grelha de partida, prova onde alinharam 20 pilotos no total.
E assim foi nas duas mangas. A primeira no sábado e a segunda no domingo, onde pudemos assistir a uma renhida disputa de lugares, com as ZCup a evidenciarem um enorme potencial competitivo e a conseguirem situar-se nos dez primeiros lugares na qualificação para a grelha de partida:
3º Fredéric Bottoglieri
6º Paulo Vicente e Pedro Flores
7º Miguel Franco de Sousa
9º Pavel Bogdanov
17º Tiago Ferreira ( em Z800 )
* Joaquim Boavida acabou por não alinhar por motivos de saúde.
Pavel Bogdanov
Na primeira manga a classificação manteve-se de acordo com a ordem de saída na grelha. No entanto na segunda manga tudo se alterou. O piloto Pavel Bogdanov começou a rodar nos 2:02 e 2:01 , tendo ultrapassado tanto Miguel Sousa como Pedro Flores e conseguido no final um brilhante 2º lugar.
Fréderic Bottoglieri
Destaque para a vitória nas duas mangas de Fréderic Bottoglieri, que conseguiu baixar o seu tempo para os 1:59 para além de ter disputado o 2º lugar da classificação geral até ao final da prova, tendo rodado várias vezes nessa posição em troca com Eduardo Cabreira, este a pilotar uma Aprilia RSV1000 do TLC.
É importante destacar a excelente organização deste Troféu, a forma como está regulamentado e a sua acessibilidade. Outra realidade muito interessante e salutar é o espírito de equipa e de entreajuda que existe entre todos os pilotos que participam no Troféu ZCup. Todos partilham da sua experiência e os pormenores do seu desempenho e comportamento da moto. Todos aprendem com todos e isso é muito importante para a sua evolução. O espírito de camaradagem é excelente, o que faz deste troféu um exemplo daquilo que é recomendável numa competição saudável.
Nota muito positiva portanto para esta primeira etapa do CNV e auspiciosa também já que o sucesso dos pilotos e dos resultados das Z900 em pista despertaram a curiosidade e o interesse de muitos aí presentes … será que teremos um dia, dentro de pouco, uma grelha só de ZCup’s ?
Querem saber mais consultem ZCup.pt
GALERIA DE FOTOS