Troféu Kawasaki ZCUP.PT – Emoção ao Rubro na 5ª Prova do CNV no Estoril
Neste último fim-de-semana de 14/15 de Outubro, o Troféu ZCUP.PT voltou ao circuito do Estoril para a 5ª prova do CNV Motos, com temperaturas ainda a lembrar o verão, em dois dias perfeitos para a competição de velocidade em duas rodas. O MotoSport, Media Partner do Troféu Kawasaki ZCUP, esteve presente no circuito do Estoril para acompanhar uma das provas mais decisivas do Campeonato deste ano pois dependendo do resultado poderíamos ver sagrar-se o Campeão do Troféu de 2017. A par da possibilidade de consagração de campeões em outras categorias, na ZCUP.PT essa era a expectativa.
Mas para tal acontecer este fim-de-semana, Frédèric Bottoglieri (Z11) não podia deixar Miguel Sousa (Z57) vencer e, para “arrumar” o tema na 1ª corrida, tinha de a vencer pois o número de vitórias permitir-lhe-ia consagrar-se campeão mesmo que Sousa terminasse em 2º. Consciente do papel que poderia ter, Miguel Sousa dando bom uso à combinação Soft/Soft dos slicks ContiTrack da CONTINENTAL, regista o melhor tempo das Zs na Qualificação com 1:54,456 posicionando-se á frente de Bottoglieri por 342 milésimas dando assim o “recado” ao potencial campeão.
Mas as outras Zs ao posicionarem-se “logo ali” podiam atrapalhar os planos de Sousa, pois Pavel Bogdanov (Z07) ficou logo a seguir á Z11, a 81 milésimas (1:54,879), e o duo Paulo Vicente/Duarte Amaral (Z01), este a estrear-se nas Zs na modalidade Moto-Partilhada, ficou imediatamente atrás a 256 milésimas com 1:55,135. Esta “fila” de Z900s posicionou-se entre o 6º e o 10º lugar na grelha com a única Z800 de Joaquim Boavida (Z20) a posicionar-se em 20º com 2:13,523.
Na 1ª corrida, Sousa bem tentou e com um excelente arranque conseguiu manter-se á frente de Bottoglieri até á curva 6, mas este sabia ao que ia e não deu hipóteses, registando a melhor velocidade “á geral” com 236,9 Kmh, e posicionando-se á frente de Sousa desde a 1ª volta! Este ainda o perseguiu até ao final conseguindo o 2º lugar nas Zs á frente de Bogdanov que arrancou mal e teve de recuperar 4 lugares á geral conseguindo passar nas voltas finais Duarte Amaral, que em dia de estreia, mostrou que quem anda rápido nas outras categorias também é capaz de o fazer na ZCUP.PT, tendo baixado do minuto 2 pela primeira vez na sua ainda curta história na Velocidade, ao registar a sua melhor volta em 1:57,638. Lá atrás Boavida levou de vencida João Leandro com a sua Z800 fechando a classificação das Zs.
Na 2º corrida, as “Zs” da ZCUP.PT integradas no Troféu ENI TLC, com Bottoglieri já campeão e a Z01 agora com Vicente aos comandos, animaram mais uma vez a caravana da ENI TLC, cada vez mais rápida (pole em 1:51,449). Óleo na pista e a sequência de quedas ditaram uma corrida interrompida á 5ª volta que começou de forma animada com Bottoglieri e Vicente a saltarem “lá de trás” posicionando-se em 4º e 5º á chegada á curva 1! Vicente ainda passou Bottoglieri na curva 2, mas na curva 3 este recuperou o lugar perdido restabelecendo a hierarquia. Sousa e Bogdanov faziam arranques menos bons, perdendo Sousa 3 lugares e Bogdanov 4 “á geral”, conseguindo Sousa recuperar 1 posição e Bogdanov 3 antes da interrupção e conclusão da corrida. Boavida ganhava 1 lugar á 1ª volta que não mais perderia até ao final.
Neste fim-de-semana de corridas, a ZCUP.PT promoveu 1 minuto de silêncio em tributo de António Fuertes, piloto que partilhou a Z01 na época passada numa das provas realizadas no Estoril e que nos deixou no passado dia 7 num trackday. Fica aqui um profundo agradecimento á FMP e ao MCE por terem acedido a esta solicitação e a todos os pilotos que integram o Troféu ENI TLC pela solidariedade demonstrada.
Com várias novidades a anunciar brevemente para a época de 2018, o Troféu Kawasaki ZCUP.PT, continuando a manter o excelente ambiente que a caracteriza, junta-se a todos os pilotos no seu desejo de regressar ás pistas para voltarem a fazer aquilo que mais gostam no sítio certo, já no fim-de-semana de 28/29 de Outubro para as duas últimas corridas da época de 2017!