Superstock 1000 começa em Aragón
Com a chegada do campeonato do mundo de Superbikes à Europa começa também a temporada 2016 das Superstock 1000 que este ano têm nova rondas no seu calendário. O Motorland Aragón recebe a primeira ronda e são muitos os interessados em ocupar o lugar que ficou nas mãos de Lorenzo Savadori no final de 2015.
Entre os pretendentes ao trono esrtá o turco Toprak Razgatlioglu, que vai competir na equipa da Pucetti com a Kawasaki ZX 10R e terá no ex-campeão Leandro Mercado um dos seus adversários. O argentino irá tentar recuperar o ceptro aos comandos da Ducati da Aruba.it Racing Júnior Team, fazendo equipa com o estreante Michael Ruben Rinaldi, vice-campeão nas Superstock 600 em 2015 atrás do intocável Razgatlioglu que dominou esse mesmo campeonato.
No total são 39 os pilotos inscritos oriundos de 12 países distintos, sendo que 21 destes são pilotos italianos, a nação mais representada. França, Suiça e Alemanha têm três pilotos cada, a Holanda conta com dois representantes e as restantes sete nacionalidades contam com um piloto cada. Quanto a constructores teremos igualmente variedade, com Roberto Tamburini, o vice-campeão do passado ano, aos comandos da Aprilia RSV4 RF no lugar de Savadori e com as cores da equipa Nuova M2 Racing, sendo seu colega de equipa o igualmente italiano Kevin Calia. A BMW terá seis pilotos aos comandos da sua S1000 RR, contando com o terceiro classificado do passado ano, Raffaele De Rosa na equipa da Althea. A lista revela ainda uma dezena de pilotos com a Yamaha R1, entre eles o alemão Toni Finterbusch e o francês Florian Marino com a máquina oficial e as cores da Pata.
O vencedor da corrida de encerramento do passado ano, Jeremy Guarnoni, será um dos 15 pilotos com as Kawasaki ZX 10R, entre eles o experiente australiano Bryan Staring, sendo a moto de Akashi a mais escolhida no pelotão. Recorde-se que foi neste campeonato que nasceram nomes como por exemplo Danilo Petrucci ou Davide Giugliano.