SSP300, 2021: 14 nacionalidades este ano
Pilotos de todo o mundo competirão por honras máximas na campanha 2021 das SSP300, incluindo um português
Com 42 pilotos prontos a descer à pista para o Campeonato Mundial Supersport 300 em 2021, há um conjunto impressionante de nacionalidades a tomar lugar na grelha. Os 42 pilotos representam 14 países diferentes da Europa, América do Sul, África e Oceânia, e o alcance do SSP300 abrange quatro continentes diferentes para a campanha de 2021.
A Espanha é a nação mais representada na grelha com 11 pilotos, incluindo dois Campeões de SSP300: Ana Carrasco (Kawasaki Provec) e Marc Garcia (2R Racing) com o par a proporcionar dez das 11 vitórias de Espanha na classe.
A vitória final para Espanha vem de Unai Orradre (Yamaha MS Racing), cuja vitória na Corrida 1 em Jerez no ano passado o tornou no mais jovem vencedor de sempre na história da SSP300.
Um nome famoso do motociclismo junta-se às SSP300 em 2021, quando Dean Berta Viñales (Viñales Racing Team) fizer a sua estreia, enquanto Adrian Huertas (MTM Kawasaki) muda para a equipa vencedora do título a partir de 2020 e espera aumentar o número de vitórias do seu país enquanto monta o seu próprio desafio para o título.
A Itália será representada por dez pilotos na grelha de 2021, mas com apenas duas vitórias entre eles, com Alfonso Coppola (Team Trasimeno) e Kevin Sabatucci (Viñales Racing Team) os dois pilotos italianos que se mantiveram no topo da tribuna. Bruno Ieraci (Machado Came SBK) regressa ao Campeonato para 2021, procurando acrescentar à sua contagem de pódios; o único outro piloto de Itália na grelha desta época a subir ao pódio.
França e Holanda serão ambos representados por quatro pilotos cada um em 2021. Da Holanda, o atual campeão Jeffrey Buis (MTM Kawasaki) espera poder manter a sua coroa e somar às suas quatro vitórias ao lado do companheiro de equipa Koen Meuffels, que obteve uma vitória na época passada.
Victor Steeman (Freudenberg KTM SSP Team) regressa como o único representante da KTM em 2021, enquanto Ruben Bijman (Machado Came SBK) fará a sua estreia em 2021.
Os quatro pilotos franceses presentes têm quatro pódios entre eles com Hugo de Cancellis (Prodina Team SSP300) e Samuel Di Sora (Leader Team Flembbo) levando dois cada um até agora nas SSP300.
O companheiro de equipa de Di Sora, Sylvain Markarian, e Johan Gimbert da TPR Team Pedercini Racing são os outros dois pilotos franceses da grelha; todos os quatro à procura da sua primeira vitória no Campeonato.
Os irmãos Ton e Meikon Kawakami (ambos da AD78 Team Brasil da MS Racing) esperam tornar-se o primeiro vencedor brasileiro nas SSP300 em 2021, depois de terem mostrado vislumbres do ritmo ao longo da época de 2020. Ambos reclamaram uma pole position em SSP300, mas ainda não a converteram num pódio.
O piloto argentino Joel Romero (SMW Racing) junta-se ao par da América do Sul ao tornar-se o primeiro concorrente argentino nas SSP300.
Dois pilotos da República Checa terão uma ronda em casa em 2021 pela primeira vez na história da SSP300, com a adição da ronda de Most, enquanto Oliver König (Movisio by MIE) e Petr Svoboda (WRP Wepol Racing) disputam a campanha de 2021; ambos procuram tornar-se o primeiro vencedor da República Checa no Campeonato.
A Grã-Bretanha terá também dois representantes na grelha em 2021 com Indy Offer (SMW Racing) e Tom Booth-Amos (Fusport Motorsports SKM Kawasaki); este último averbou uma única vitória e cinco pódios ao longo da sua temporada de estreia. James McManus (#Team109 Kawasaki) arvorará a bandeira da Irlanda em 2021 ao tornar-se o seu primeiro piloto no SSP300, enquanto Santiago Duarte (Yamaha MS Racing) é o único piloto de Portugal em 2021 e primeiro a fazer a série a tempo inteiro.
Yuta Okaya (MTM Kawasaki) fez história na época passada quando se tornou o primeiro piloto japonês a vencer a SSP300, e na mesma corrida liderou um 1-2-3-4 da MTM Kawasaki no Circuito de Barcelona-Catalunya, e espera adicionar a essa contagem em 2021.
A estrela turca Bahattin Sofuoglu (Biblion Yamaha Motoxracing) reclamou duas vitórias e quatro pódios na sua primeira campanha a tempo inteiro, e procurará obter o título nesta temporada.
Dorren Loureiro (Fusport – Rt Motorsports by SKM Kawasaki) regressa em 2021 depois de ter perdido a temporada 2020 como único piloto da África do Sul;
Loureiro, também luso-descendente, já tem o recorde da maioria das corridas para um piloto sul-africano e o único piloto da África do Sul a subir ao pódio e espera agora poder tornar-se o seu primeiro vencedor da corrida.
O companheiro de equipa Harry Khouri procurará reclamar o primeiro pódio e vitória da Austrália na história das SSP300.