SSP, 2021, Navarra: Vitória de Aegerter em corrida encurtada
O Suíço da Ten Kate bateu à justa por 2 décimas de segundo Odendaal, na corrida 2 encurtada
A Corrida 2 ofereceu drama cativante, com os concorrentes ao Campeonato Dominique Aegerter (Yamaha Ten Kate) e Steven Odendaal (Evan Bros. Yamaha) a lutar pela segunda vez na Ronda Pirelli de Navarra, num encontro abreviado depois de Bandeiras Vermelhas na Volta 15 das 20 planeadas.
Partindo do sétimo lugar da grelha, Simon Jespersen (Kallio Racing) conseguiu o salto para liderar a corrida na volta de abertura, embora a sua liderança não tenha durado muito tempo, uma vez que Steven Odendaal (Evan Bros. Yamaha) reclamou a liderança com uma jogada à direita da Curva 11.
Jespersen tentou ripostar mas teve um grande momento na saída da Curva 11 que permitiu a Odendaal manter a liderança.
Numa história familiar à Corrida 1, o líder do Campeonato Dominique Aegerter (Yamaha Ten Kate) arrancou mal, mas conseguiu ripostar depois de ter ultrapassado os seus rivais, embora tivesse de fechar uma brecha de quase dois segundos para Odendaal enquanto procurava a sua segunda vitória do fim-de-semana.
Na volta 8, Aegerter tentou fazer o passe na Curva 15 mas Odendaal foi capaz de responder na volta 9.
Após quatro voltas de não conseguir passar Odendaal, Aegerter procurou fazer a jogada na volta 13 para a curva final e adiantou-se brevemente, apesar de Odendaal ter conseguido passar de novo.
Aegerter não liderou Odendaal por muito mais tempo, no entanto, uma vez que fez uma jogada na Curva 3, apenas uma volta antes de serem mostradas bandeiras vermelhas após uma queda para Borja Gomez (Yamaha Ms Racing) na Curva 1.
Isto significa que Aegerter reclamou a vitória para alargar a sua liderança do Campeonato para 47 pontos. Luca Bernardi (CM Racing) reclamou outro pódio na sua campanha principiante em SSP.
Federico Caricasulo (Biblion Iberica Yamaha Motoxracing) teve um fim-de-semana forte em Navarra e conquistou o quarto lugar com o seu antigo companheiro de equipa, Jules Cluzel (Yamaha GMT94) em quinto.
Philipp Oettl (Kawasaki Puccetti Racing) conquistou o sexto lugar após um fim-de-semana desafiante para o alemão.
Niki Tuuli (MV Agusta Corse Clienti) ficou em sétimo lugar e por pouco não conseguiu um lugar entre os seis primeiros depois de lutar com Oettl, enquanto Jespersen terminou em oitavo lugar depois de não ter conseguido manter o seu lugar no pódio, mas mesmo assim uma impressionante estreia nas SSP para o dinamarquês, que veio substituir Hannes Soomer.
O italiano Raffaele De Rosa (Orelac Racing VerdNatura) foi nono com o suíço Marcel Brenner (VFT Racing), que correu dentro dos cinco primeiros lugares nas primeiras etapas da corrida, completando os dez primeiros.
Manuel Gonzalez (Yamaha ParkinGo Team) foi declarado inapto para a Corrida 2 após a sua queda na Corrida 1 com um deslocamento do ombro direito, enquanto Stephane Frossard (Moto Team Jura Vitesse) também foi excluído após uma queda no Warm-Up com uma tensão cervical e contusão no tornozelo direito.