SSP, 2021, Magny-Cours: Bernardi em primeira Superpole histórica
O Samarinês deixou para o final da sessão fazer um tempo que o verá começar ambas as corridas a partir da pole, após um ritmo impressionante na Superpole
Fez-se história no Campeonato Mundial de Supersport quando Luca Bernardi (CM Racing) reclamou a sua primeira pole na Tissot Superpole em França, tornando-se o primeiro samarinês a assumir a pole numa prova de SSP depois de ter batido o recorde anterior de todos os tempos por um décimo de segundo no Circuit de Nevers Magny-Cours.
A última volta de Bernardi foi a que garantiu a pole position em Magny-Cours ao registar um tempo de 1:40.330s, batendo o recorde anterior por um décimo para se tornar também o terceiro pole mais jovem nas SSP.
Bernardi será acompanhado na primeira fila pelo líder do Campeonato Dominique Aegerter (Ten Kate Yamaha), que estava cerca de um décimo atrás de Bernardi. O finlandês Niki Tuuli (MV Agusta Corse Clienti) irá alinhar na primeira linha ao lado de Bernardi e Aegerter após uma forte prestação, terminando 0,006s à frente da Valentine Debise (GMT94 Yamaha).
Manuel González (Yamaha ParkinGo) foi quinto no seu regresso de lesão de Navarra, enquanto Jules Cluzel (GMT94 Yamaha) foi o segundo dos três pilotos da Yamaha GMT94 na grelha com sexto. Kevin Manfredi (Altogo Racing Team) levou o seu melhor resultado da Superpole de 2021, e da sua carreira, com sétimo e vai liderar a terceira linha da grelha.
Federico Caricasulo (Biblion Iberica Yamaha Motoxracing), que foi o recordista da volta antes de Bernardi, vai alinhar em 8º à frente de Philipp Oettl (Kawasaki Puccetti Racing); o piloto alemão caiu nas etapas finais da sessão no Gancho de Adelaide. Andy Verdoïa (GMT94 Yamaha) começará a partir do 10º lugar após um forte regresso às SSP para o mais jovem vencedor de sempre do Campeonato.
A estrela turca Can Öncü (Kawasaki Puccetti Racing) vai começar do 11º lugar com o estreante Unai Orradre (Yamaha MS Racing) no 12º lugar; Orradre vai passar para as SSP pelo resto de 2021 depois de ter impressionado no campeonato espanhol, que acompanhou com uma campanha em SSP.
O Candidato ao título Steven Odendaal (Evan Bros. Yamaha) irá alinhar na 13ª posição e terá de lutar, pois procura evitar que Aegerter estenda a sua liderança do Campeonato. O Campeão de 2019 Randy Krummenacher (EAB Racing Team) também tem muito trabalho a fazer, uma vez que só conseguiu o 19º lugar na grelha.