SSp, 2021, Estoril: Odendaal faz três
Cinco pilotos lutaram pela vitória na corrida de abertura das Supersport no Estoril, com pouco mais de um segundo a separa-los no final
As corridas do Campeonato Mundial de Supersport de forma emocionante com cinco pilotos a lutar pela vitória e apenas 1,023s entre si no Circuito Estoril enquanto Steven Odendaal (Yamaha Evan Bros.) assegurava a sua terceira vitória de 2021 após uma batalha espantosa na frente do campo.
O sul-africano Odendaal conseguiu o salto no pole Federico Caricasulo (Yamaha GMT94) logo no início e imediatamente procurou abrir uma brecha à frente do italiano, que reclamou a sua primeira pole position desde que regressou às SSP.
Caricasulo não conseguiu segurar o segundo lugar na Volta 2 enquanto Philipp Oettl (Kawasaki Puccetti Racing) passava o italiano na Curva 1 e começava a fechar o intervalo para Odendaal.
Não demorou muito até que Oettl se colasse a Odendaal, e o piloto alemão fez a jogada na Curva 1 para assumir a liderança da corrida.
Caricasulo foi o primeiro piloto a ter um acidente quando sob pressão do colega de equipa Jules Cluzel (Yamaha GMT94) perdeu a frente da sua Yamaha na Curva 4, promovendo Cluzel para o terceiro lugar.
Apesar de ter assumido a liderança da corrida, Oettl não conseguiu afastar-se de Odendaal, que manteve a pressão durante toda a fase intermédia da corrida.
Dominique Aegerter (Yamaha Ten Kate) e Manuel Gonzalez (Yamaha ParkinGo) também se juntaram à luta pela liderança, com menos de um segundo a separar os cinco primeiros na Volta 10 da corrida de 18 voltas.
Cluzel e Aegerter lutavam pelo terceiro lugar com o suíço Aegerter a fazer a jogada na Curva 1 em Cluzel antes do francês responder na mesma volta na Curva 4.
Oettl manteve a liderança até à Volta 16, quando Odendaal fez a sua jogada, aproveitando o ritmo extra na Curva 6, mas o piloto sul-africano assumiu a liderança antes de Oettl responder nas Curvas 1 e 2 para recuperar a liderança da corrida.
Porém, quando a corrida entrou na última volta, Odendaal e Aegerter fizeram a sua jogada na Curva 1, embora Cluzel se tenha colado a Aegerter, reclamando o terceiro lugar por apenas 0,015s, atrás de Odendaal e Oettl. Gonzalez igualou o seu melhor resultado no SSP com o quinto lugar, mantendo-se no grupo da frente durante toda a corrida.
O italiano Raffaele De Rosa (Orelac Racing VerdNatura) respondeu de um mau começo para passar para sexto, mas não conseguiu apanhar o grupo da frente, enquanto Luca Bernardi (CM Racing) garantiu mais um lugar entre os dez primeiros com sétimo.
O estónio Hannes Soomer (Kallio Racing) conquistou o oitavo lugar com o Campeão de 2019 Randy Krummenacher (EAB Racing Team) no nono lugar.
Christoffer Bergman (Wojcik Racing Team), que tinha mostrado forte ritmo nas primeiras etapas da Ronda do Estoril, terminou em décimo lugar com Niki Tuuli (MV Agusta Corse Clienti) em 11º lugar apesar de ter iniciado a corrida no pit lane após a queda com Cluzel na Ronda de Aragón.
Caricasulo respondeu da sua queda para reclamar o 12º lugar, à frente de Marc Alcoba (Yamaha MS Racing), Stephane Frossard (Moto Team Jura Vitesse) e Davide Pizzoli (VFT Racing) completando os pontos, este último penalizado por uma posição por infracções aos limites da pista enquanto defendia de Frossard, o concorrente mais alto no SSP Challenge.