SSP, 2021, Estoril: Caricasulo faz Superpole
O italiano fez a pole pela primeira vez desde 2019, mas tem ao seu lado a companhia dos mais fortes do Campeonato…
O Campeonato Mundial de Supersport 2021 está elétrico e a sessão de sábado da Tissot Superpole no Circuito do Estoril foi tão frenética como sempre.
Apesar do sol, um vento forte estava a tornar a vida difícil para os protagonistas do Mundial de Supersport, apesar de não ter parado a carga para a pole.
Em boa forma e continuando a sua forte exibição de sexta-feira, Federico Caricasulo (Yamaha GMT94) assumiu a sua primeira pole position desde Losail 2019.
Caricasulo deu uma série de voltas fortes e tornou-se o primeiro piloto das Supersport a descer ao escalão dos 1:39s nos minutos finais da sessão.
Foi uma exibição enfática de Caricasulo, que levou a pole com um tempo de 1:39.973s para terminar à frente de Philipp Oettl (5, Kawasaki Puccetti Racing), com o alemão a colocar a sua Kawasaki em segundo e na primeira fila pelo segundo fim-de-semana consecutivo.
A completar a primeira linha ficou Steven Odendaal (4, Yamaha Evan Bros.), que colocou a sua Yamaha YZF-R6 na primeira linha para um Sul-Africano pela primeira vez desde Jerez em 2017, quando Sheridan Morais também foi terceiro.
Jules Cluzel (16, Yamaha GMT94) foi quarto, com o francês na luta durante todo o sábado e apenas a ser expulso da fila da frente quando Odendaal apareceu em primeiro plano.
Dominique Aegerter (Yamaha Ten Kate) teve uma sessão relativamente calma, mas consistente, uma vez que o estreante suíço ficou em quinto lugar.
Raffaele De Rosa (Orelac Racing VerdNatura) chegou a casa em sexto lugar, apesar do tempo da sua volta ser investigado, embora não tenham sido tomadas mais medidas – isto faz com que sejam duas Kawasaki dentro dos seis primeiros lugares.
Na linha três no papel está Niki Tuuli (MV Agusta Corse Clienti) em sétimo lugar, mas o finlandês vai começar a Corrida 1 a partir do pitlane devido a causar a queda com Cluzel em Aragón na Corrida 1.
Por conseguinte, na linha três para a Corrida 1 estará Hannes Soomer da Estónia (Kallio Racing), à frente de Luca Bernardi (CM Racing), com o piloto de San Marino a sofrer uma queda na Curva 7, mas incólume.
A completar os dez primeiros nos resultados e a herdar uma terceira linha de partida para a Corrida 1 estará Manuel Gonzalez (Yamaha ParkinGO Team).
Randy Krummenacher (EAB Racing Team) esteve mais uma vez em campo com o alinhamento suíço em 11º, embora em 10º para a Corrida 1.
Os líderes da corrida de Aragón- Christoffer Bergman (Wojcik Racing Team) e Marc Alcoba (Yamaha MS Racing) – foram 14º e 15º, enquanto à sua frente estava Kevin Manfredi (Altogo Racing), o melhor piloto da SSP Challenge.