SBK, Testes Jerez: Jonathan Rea é atualmente o mais rápido
As expectativas para o único grande teste de inverno do Mundial de Superbike antes da mudança de ano não são muito grandes. Até agora, Jonathan Rea (Kawasaki) deu o tom no primeiro dos três dias.
As equipas estão em testes em Jerez na quarta, quinta e sexta-feira desta semana, das 10h00 às 18h00, com as equipas de fábrica da Kawasaki, Honda e BMW no paddock. Como também existem alguns pilotos de MotoGP, o teste organizado pela Honda realiza-se à porta fechada.
O mais rápido dos pilotos de Superbike até agora é o seis vezes campeão mundial Jonathan Rea com uma melhor volta de 1’40,065, com o piloto da Kawasaki a ser um segundo mais lento do que a volta mais rápida na corrida de Alvaro Bautista, na sprint race de 2019 com o soft SCX traseiro pneu e uma Ducati V4R (1’39,004).
Embora a Kawasaki tenha algumas peças evolutivas para a ZX-10RR, não são esperados grande passos com a moto deste ano. Alex Lowes, lesionado no ombro, testa, mas não está em plena posse das suas faculdades.
Dos quatro pilotos da BMW Works, Loris Baz da equipa alemã Bonovo Action, fez a sua estreia no M1000RR e é o mais lento até agora. Michael van der Mark foi até agora o segundo mais veloz, a 0,345 segundos de Rea. Ele e seu companheiro de equipa da SMR-BMW Scott Redding vão experimentar o novo motor BMW à tarde, uma unidade que deve muito mais potência do que a unidade motriz deste ano.
Na equipa Honda, tudo é novo para os pilotos Iker Lecuona e Xavi Vierge, que se sentam numa superbike pela primeira vez depois de alguns anos em corridas de Grandes Prémios. A Honda já indicou que os seus pilotos não têm permissão para comentar sobre a CBR1000RR-R deste ano. Redding também tem um problema, uma vez que o seu contrato com a Ducati vai até ao dia 31 de dezembro de 2021.
Jonathan Rea afirmou: “Estou muito contente por voltar a andar com a moto nesta época do Natal, porque podemos tentar manter as boas sensações com que terminámos o final da temporada. Jerez é sempre um bom circuito de teste para ir porque temos muitos dados de lá. É também um circuito que nunca foi o mais forte para nós, por isso podemos trabalhar em algumas áreas mais fracas. Esperamos ter alguns itens para testar, o que é realmente bom porque KMC e KRT têm trabalhado muito duro em alguns novos itens da ciclística e eletrónica. Esperamos melhorar as sensações da nossa moto, trabalhar juntos de uma boa forma e o objetivo será dar boas informações sólidas a todos os engenheiros que tentam melhorar o conjunto geral. Não há pressão para tempos de volta ou algo parecido.”
Testes Superbike em Jerez (quarta-feira, 14h45):
1. Jonathan Rea (GB), Kawasaki, 1: 40,065 min
2. Michael van der Mark (PB), 1: 40,410
3. Scott Redding (GB), BMW, 1: 40,895
4. Alex Lowes (GB), Kawasaki, 1: 41.333
5. Iker Lecuona (E), Honda, 1: 41.420
6. Eugene Laverty (IRL), BMW, 1: 41.710
7. Xavi Vierge (E), Honda, 1: 41.898
8. Loris Baz (F), BMW, 1: 42.669