SBK: Terceira pole do ano para Jonathan Rea
Confirmando os bons indicadores deixados durante os treinos livres, onde foi o mais rápido, Jonathan Rea conquistou a Super Pole da ronda de Assen, a quarta da presente época do Mundial de Superbikes.
O bicampeão do mundo e líder do campeonato estabeleceu mesmo um novo recorde da volta mais rápida, 1m33.505s, do Mundial Superbikes no circuito de Assen em qualificação pulverizando por 0.852s o anterior máximo que datava de 2014 e pertencia a Loris Baz, atual piloto de MotoGP. Em quatro qualificações já realizadas esta época foi a terceira pole do piloto da Kawasaki, o que demonstra bem que a sua superioridade não é somente em corridas.
No segundo posto ficou Tom Sykes, isto num fim de semana onde está ainda em recuperação de uma infecção contraída no estômago. O piloto britânico foi 0.210s mais lento do que o seu companheiro de equipa. Seguiu-se Chaz Davies, que aos comandos da sua Ducati Panigale R ficou já a uns distantes 0.986s do tempo da pole. Davies teve mesmo um desaguisado com Rea, pois segundo o homem da Ducati o piloto da Kawasaki prejudicou uma das suas voltas lançadas.
A segunda linha da grelha é composta pelo regressado Lorenzo Savadori, com o italiano a ser secundado pelo compatriota Marco Melandri e Eugene Laverty, que assim permitiu à Aprilia ter duas motos nas seis primeiras posições.
O herói local, Michael Van der Mark, foi o melhor piloto Yamaha apenas na oitava posição e a mais de 1.5s de Jonathan Rea, enquanto Nicky Hayden foi o melhor representante da Honda num modesto 10º, isto depois de ter sido obrigado a passar pela Super Pole 1.
A primeira corrida do fim de semana terá o seu início às 12h00, hora de Portugal Continental.