SBK: A surpresa Toprak Razgatlioglu no teste de Portimão
Um dia depois da passagem do Mundial de Superbikes pelo Autódromo Internacional de Portimão, o pelotão da competição promovida pela Dorna permaneceu no circuito algarvio para uma jornada de testes oficiais.
Num dia dominado pelo bicampeão do mundo e líder do campeonato, Jonathan Rea, a grande surpresa esteve num outro piloto aos comandos de uma Kawasaki ZX-10RR, mas desta feita da privada Puccetti Racing. De seu nome Toprak Razgatlioglu, o piloto turco estabeleceu o quarto tempo a 0.936s de Rea, naquela que foi a primeira vez que tripulou a versão não de fábrica da superbike da marca nipónica.
Com o registo de 1m43.249, o protegido de Kenan Sofuoglu teria mesmo conseguido o acesso à Super Pole 2 da ronda de Portimão – fase decisiva da qualificação – sendo que iria partir para a primeira corrida do fim de semana de um extraordinário terceiro posto, posição à qual a Puccetti Racing não está de todo habituada. Já em comparação com o experiente Anthony West, piloto que esteve aos comandos desta mesmo moto durante o fim de semana, Razgatlioglu bateu o tempo do australiano nuns impressionantes 1.2s.
Um desempenho que deixa água na boca e mereceu elogios por parte de Jonathan Rea face a um piloto que também pertence à esfera Kawasaki e que muito provavelmente no próximo ano estará a tempo inteiro no Mundial de Superbikes, onde o ano passado esteve presente na ronda de Phillip Island com a Grillini Racing Team. No entanto uma violenta queda nos treinos livres levou ao encerrar do fim de semana de forma precoce.
Aos 20 anos Toprak compete atualmente com as cores da Puccetti Racing no Europeu de Superstock 1000, onde é segundo do campeonato e no último domingo venceu no AIA, alcançando o terceiro triunfo do ano. Na sua carreira conta já com o título europeu de Superstock 600 em 2015 e ainda passagem pela Red Bull MotoGP Rookies Cup.