SBK: Nicky Hayden não concorda com grelha invertida
Está lançada a polémica em torno das novas regras do Mundial de Superbike que arranca no final do mês na Austrália. Agora foi a vez de Nicky Hayden vir dizer que “não concordo com esta nova regra de inverter a grelha da corrida de sábado para a de domingo, porque não considero que seja bom para os pilotos, mas posso entender algumas das razões porque o querem fazer”.
Para o antigo campeão de MotoGP, a decisão que está na base desta nova regra pode não dar certo. “Querem ter mais motos na frente e permitir que fãs possam assistir a uma segunda corrida diferente da primeira, mas eu sinceramente, vou esperar para ver porque acho que isso não vai acontecer”.
O novo esquema baseia-se num sistema de grelha invertida, mas que vai ter algumas diferenças face ao que é um sistema já utilizado noutras disciplinas motorizadas.
A primeira das diferenças é que a grelha invertida apenas se vai aplicar aos nove primeiros e apenas na segunda corrida do fim de semana. Desta forma a Superpole, vai decidir os nove primeiros para a primeira corrida que tem lugar no sábado. Para além disso as restantes posições apuradas na Superpole não sofrem alterações na grelha nas duas corridas do fim de semana.
Desta forma os pilotos que ganhem a primeira corrida já sabem que vão ter de largar da terceira fila da grelha para a segunda e última corrida do fim de semana, ou seja, o terceiro classificado vai partir do 7º lugar da grelha, o 2º classificado do 8º lugar e o vencedor da 9ª posição da grelha.