SBK: Jonathan Rea imperial em Lausitzring
Jonathan Rea redimiu-se do abandono registado ontem ao vencer a segunda corrida do Mundial de Superbikes em Lausitzring, pista que já não recebia esta competição desde 2007. Numa corrida realizada debaixo de chuva, situação que obrigou mesmo ao adiamento da partida, Rea assumiu o comando na primeira volta e não mais o largou.
O atual campeão do Mundo deu um autêntico recital nestas difíceis condições, sem cometer excessos que pudessem colocar em causa o resultado final. O piloto da Kawasaki somou a nona vitória da época e mais importante do que isso alargou a vantagem no topo do campeonato face ao segundo classificado, Tom Sykes.
O seu colega de equipa sofreu uma queda na primeira volta, caiu para o final do pelotão, e ainda conseguiu recuperar até à 12ª posição. Numa fase em que faltam três jornadas para terminar a época os dois pilotos estão separados por 47 pontos, pelo que Rea parece estar bem encaminhado para conquistar pelo segundo ano consecutivo o título mundial.
Num inesperado segundo lugar ficou Alex de Angelis. Aos comandos da Aprilia da RSV4 RF da IodaRacing obteve até ao momento o seu melhor resultado no Mundial, num ano onde curiosamente é estreante na categoria. Partindo de um distante 18º lugar, Angelis realizou uma corrida muito segura, pese embora ter ficado a mais de 10 segundos de Jonathan Rea.
Numa corrida marcada por surpresas, Javier Forés completou o pódio vindo do 13º posto. O piloto espanhol, que no passado fim de semana estreou-se em MotoGP, alcançou o primeiro pódio no Mundial. Seguiram-se Leon Camier e o regressado Sylvain Guintoli, que igualou o seu melhor resultado este ano. Nota ainda para o facto de cinco marcas diferentes terem ocupado as primeiras cinco posições da grelha: Kawasaki, Aprilia, Ducati, MV Agusta e Yamaha.
Já o grande dominador da corrida de ontem, Chaz Davies, sentiu dificuldades com a chuva que caiu no Lausitzring e foi apenas sexto. Quanto ao seu colega na Ducati, Davide Giugliano, sofreu uma aparatosa queda quando rodava no segundo lugar, o que levou mesmo o transalpino a visitar o centro médico do circuito alemão. Nota ainda para Lorenzo Savadori que também não evitou uma queda quando estava em segundo e em boa posição para subir pela primeira vez ao pódio.
Quanto à Honda foi a grande derrotada desta corrida. Michael Van der Mark e Nicky Hayden não foram além da oitava e décima posições, respetivamente. No caso de Hayden este resultado acaba por ser uma surpresa, pois o norte-americano venceu uma das corridas de Sepang, que foi realizada em condições semelhantes.
A próxima ronda do Mundial de Superbikes terá lugar no fim de semana de 1 e 2 de outubro em Magny-Cours.