SBK, 2021, Most: Rea em sensacional 6ª Superpole
Não havia como parar Rea quando o Irlandês deu tudo que tinha para negar a Toprak Razgatlioglu uma primeira pole de 2021 e continuar a sua série
A sessão Superpole do Campeonato Mundial de Superbikes 2021 no Autodrom Most foi um espetáculo emocionante.
Um novo circuito e um novo desafio viu todos os pilotos em esforço ao tentarem definir a pole position, e a ação foi empolgante a partir do semáforo verde.
Com drama até ao final, foi Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team) que chegou à sexta pole consecutiva no início da temporada, o quinto piloto na história as SBK a conseguir isto, subsequentemente à 90ª linha da frente da sua carreira.
No início da sessão, Garrett Gerloff (Yamaha GRT SBK Team) foi um dos poucos pilotos que saiu com o pneu Q, enquanto que após os primeiros cinco minutos, eram Andrea Locatelli (Yamaha Pata com BRIXX) e o colega de equipa Toprak Razgatlioglu a liderar, enquanto Jonathan Rea estava em perseguição.
Estratégias alternativas foram a ordem do dia na Ducati, já que Scott Redding (Ducati Aruba) e o companheiro de equipa Michael Ruben Rinaldi marcaram as suas primeiras voltas a menos de dez minutos do fim, colocando-se na primeira e quarta posições.
O duelo pela Pole continuou, e foi Rea que deslumbrou, quando assumiu o topo após a sua primeira corrida no pneu Q, visando a sua sexta Pole consecutiva da época.
Mas ainda não tinha acabado, pois tanto as Yamaha de fábrica como a Ducati oficial de Redding saíram para as suas tentativas finais de tentar deslocar o homem do Ulster, enquanto Tom Sykes (BMW Motorrad) estava também em marcha, saltando provisoriamente para a primeira fila.
No entanto, numa final frenética de dois minutos, Toprak Razgatlioğlu saltou para o topo da classificação com um 1:31:751, a primeira volta sub-1:32 do Autodrom Most.
No entanto, seria Jonathan Rea a fazer um setor final emocionante para agarrar uma sexta pole consecutiva desde o início da época.
Razgatlioglu começará a partir do segundo lugar na grelha, enquanto que a última volta de Scott Redding lhe escapou no setor final, mas o seu tempo ainda foi suficientemente bom para o terceiro lugar.
Os três primeiros do Campeonato são os três primeiros da grelha, e também na ordem do Campeonato.
O tempo de volta de Tom Sykes viu-o falhar a primeira fila por apenas 0,015spara liderar a segunda fila a partir de quarto na grelha, enquanto que o americano Garrett Gerloff se encaixou na quinta posição após uma sólida sessão na Tissot Superpole.
Reclamando o seu melhor desempenho na Superpole, Andrea Locatelli ficou em sexto e 0,651s atrás de Rea na primeira posição, embora, nalgum momento ao longo da sessão, todos os seis primeiros tenham desfrutado de uma posição no topo das tabelas de tempos.