SBK, 2021, Most: Equipa YART da Endurance alinha nas SBK na Checa
Este fim-de-semana, o EWC encontra-se com as SBK: A Yamaha YART acaba de anunciar que vai entrar na Ronda de SBK Checa com Fritz e Hanika
A Equipa Oficial Yamaha YART do EWC está a preparar-se para a ronda deste fim-de-semana do Campeonato Mundial de Superbike no Autodrom Most, República Checa.
Pela formação, Marvin Fritz e a estrela local Karel Hanika farão aparições wild card a bordo de versões ligeiramente modificadas das motos Yamaha R1 com que normalmente correm no Campeonato Mundial de Endurance.
Fundada em 2001, a equipa Yamaha YART teve um enorme sucesso no EWC e foi coroada campeã em 2009. A equipa foi vice-campeã no campeonato do ano passado, vencendo corridas em Sepang e no Estoril e a Yamaha YART R1 iniciou cinco das últimas seis provas do EWC a partir da pole, com os pilotos Fritz e Hanika sempre entre os mais rápidos na qualificação.
Para as suas inscrições wildcard as motos da Yamaha YART foram modificadas para cumprir os regulamentos técnicos de SBK, mantendo muitos dos componentes especializados raramente vistos no paddock de SBK, mas essenciais quando se corre durante 24 horas em Le Mans e no Bol d’Or
Para Fritz, este fim-de-semana marcará a sua estreia em SBK, tendo passado as últimas cinco temporadas a disputar o EWC com a Yamaha YART.
O alemão foi campeão do Campeonato IDM Superbike em 2016, enquanto também ganhou a classe IDM Supersport 600 de 2014, ambos em Yamaha, e correu no circuito checo enquanto competia no campeonato IDM 125 de 2007.
O colega de equipa Hanika, que nasceu em Brno, detém o recorde da volta em Most desde 2019 e vai fazer a sua segunda participação nas SBK, tendo terminado nos pontos em Laguna Seca em 2018.
O jovem de 25 anos passou vários anos na Moto3, depois de ganhar a Taça Red Bull Rookies e o Campeonato Europeu de Moto3 em 2013. Juntou-se à Yamaha YART no EWC no ano passado e fez parte das vitórias da equipa nas 8 Horas de Sepang e 12 Horas do Estoril.
Marvin Fritz
“Estou realmente ansioso, é como um sonho tornado realidade a minha primeira corrida nas Superbikes… já corri em Superstock, mas nunca em SBK. Conheço o nível de alguns dos pilotos de Suzuka, mas será interessante ver a diferença entre o desempenho das motos. Já andei em Most, e também já lá corri no Campeonato IDM 125cc em 2007, mas não fiz tantas voltas por isso vamos ver. A pista é realmente agradável, quando se sai do gancho na parte de trás, há uma boa secção fluida que é divertida. Gostaria de dizer um grande obrigado à Yamaha YART e a todos por terem feito isto acontecer. Mal posso esperar !”
Karel Hanika
“Estou muito feliz por ter esta oportunidade de me juntar à grelha SBK como wildcard com a Yamaha YART. Obrigado a todos os que têm estado por detrás disto, especialmente ao Mandy e à Yamaha. Most é uma pista onde tenho o recorde de volta há cerca de dois anos, é um circuito difícil de certeza, mas tem um bom fluxo. Deve ser muito difícil travar na primeira curva, o que eu penso que vai ser importante para todas as corridas. O asfalto é globalmente bom, mas o primeiro sector não é muito largo. Acredito que se adaptará bem à nossa moto, por isso estou ansioso pelo fim-de-semana e por correr em casa em frente dos adeptos checos”.