SBK, 2021, Magny-Cours: Rea em extraordinária 8ª pole consecutiva

Por a 4 Setembro 2021 12:02

Após dizer que “estava lento nos treinos”, Rea voltou ao topo na Superpole para estabelecer recorde de oitava pole consecutiva e novo recorde de volta em Magny-Cours

Um feito espantoso para Jonathan Rea, embora por apenas uma pequena margem, com o líder do Campeonato em segundo, enquanto Redding é apenas oitavo.

A sessão Tissot Superpole do Campeonato Mundial de Superbike Motul de2021 no Circuito de Nevers Magny-Cours viu Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team) conseguir uma histórica oitava pole consecutiva. Apesar de um forte desafio dos seus rivais, Rea resistiu à pressão e estabeleceu também um novo recorde de volta para afastar Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha Brixx) e Tom Sykes (BMW Motorrad).

Após os primeiros cinco minutos, eram os suspeitos habituais à frente, com Tom Sykes (BMW Motorrad) a tomar a pole provisória, à frente de Toprak Razgatlioglu e Jonathan. Os sete primeiros estavam todos no escalão dos 1:36s, com um ritmo elétrico.

Scott Redding (Ducati Aruba), como é sua estratégia habitual, decidiu sair mais tarde do que qualquer outro, de modo a ter uma boa posição na pista, mas a sua primeira volta apenas o viu em décimo lugar. Um aspeto a notar foi que apenas uma volta largada rápida era possível com o pneu Q, o que significa que era ainda mais importante conseguir uma volta forte logo.

Nos últimos cinco minutos, Alex Lowes (Kawasaki Racing Team) tinha um 1:36.025, a volta mais rápida do fim-de-semana. No entanto, esta foi então melhorada pelo líder do Campeonato Razgatlioglu, ao entrar no escalão de 1:35 com um 1:35.784.

No entanto, seria o novo Mr. Superpole Jonathan Rea que deixaria para a última hora para voar de sétimo para a pole. Um novo recorde de volta para Rea com 1:35.683, e agora com uma oitava pole position, um novo recorde de poles consecutivas, superando o de Ben Spies de sete já em 2009.

Rea não só estabeleceu um recorde para a sua própria série pessoal, como também deu à Kawasaki uma 100ª pole da sua história das SBK. Toprak Razgatlioglu falhou por 0,101s para terminar em segundo lugar, enquanto Tom Sykes fez com que três fabricantes ficassem na fila da frente pela terceira vez.

À frente na segunda fila está Alex Lowes, com o britânico a pouco mais de um décimo dos três primeiros, enquanto que Andrea Locatelli (Pata Yamaha) impressionou em quinto lugar para um terceiro resultado de Top 6 na Superpole. Contudo, uma das maiores melhorias veio de Leon Haslam (Team HRC), com o veterano britânico à procura da pole na sua última volta largada antes de acabar em sexto, o seu melhor resultado de 2021, a seguir ao seu pior de 17º em Navarra.

Não foi uma sessão forte para a Ducati, com Michael Ruben Rinaldi em sétimo, ultrapassando o companheiro de equipa Scott Redding pela primeira vez em 2021. 0,070s divide a dupla Ducati, mas estão a mais de sete e oito décimos do tempo da pole de Rea, respetivamente; para Redding, é a primeira vez que ele está fora das duas filas da frente em 2021. Completando a terceira fila e pondo duas BMW nas três filas da frente, Michael van der Mark (BMW Motorrad) começa em nono, num circuito do qual tem estado no pódio todos os anos desde 2016. O home-hero Lucas Mahias (Kawasaki Puccetti Racing) foi décimo, mas sofreu uma queda rápida na Curva 1, embora em breve estivesse de pé.

Com Mahias a receber as melhores honras independentes em casa, Chaz Davies (Team GoEleven) e Garrett Gerloff (GRT Yamaha) fazem uma quarta fila totalmente independente. Álvaro Bautista (Team HRC) só conseguiu terminar em 14º lugar, um lugar atrás de Axel Bassani (Motocorsa Racing). Christophe Ponsson (Gil Motor Sport Yamaha) ficou em 16º lugar em casa.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x