SBK, 2021, Jerez: Chaz Davies decidiu retirar-se após a época de 2021
O galês de 34 anos anunciou que decidiu pôr termo a uma carreira incrível no Mundial de Superbike que se estende por uma década
Davies terminou em segundo lugar no Mundial de SBK em três ocasiões, em 2015, 2017 e 2018 e em terceiro em outras duas ocasiões, e lutou frequentemente pelo título ao longo da sua carreira.
O piloto britânico, que começou muito novo no Mundial de 125, em 2002, quando tinha só 15 anos, e passou pelas 250 de 2003 a 2006, também teve duas épocas completas nas SSP e ganhou o título em 2011 por 50 pontos, assegurando que ficará na história como Campeão do Mundo.
Nessa campanha de 2011 com a Yamaha ParkinGo, Davies reclamou seis vitórias e oito pódios a caminho do título e ganhou um lugar no Mundial de SBK de 2012 a bordo da então oficial Aprilia.
A sua época de estreia iniciou uma série de dez épocas consecutivas com pódios no Mundial de SBK, onde obteve vitórias em todas as suas campanhas à exceção de duas.
Para 2013, Davies mudou para a BMW, que lhe deu uma vitória na relva caseira da BMW no Nurburgring, antes de mudar para a Ducati em 2014, o terceiro fabricante em três anos.
Permaneceu com a equipa de fábrica da Ducati até ao final da temporada 2020, levando-os perto do título em numerosas ocasiões ao longo de uma ilustre carreira.
Na sua última campanha no Mundial de SBK, Davies tinha estado a competir na equipa Independente da Ducati, Team GoEleven, subindo a um pódio no início da época.
Um emocionado Davies anunciou em Jerez que a temporada 2021 seria a sua última, dizendo: “Queria apenas dizer que infelizmente, de certa forma, e felizmente de outras, esta será a minha última temporada no Mundial de SBK. É obviamente uma decisão que não veio facilmente, pensei muito, porque sou acredito firmemente que, quando se acaba, acaba-se. Para mim, a altura para tomar esta decisão pareceu-me ser a mais acertada.
“Como eu disse, muito difícil e após muita deliberação, especialmente por estar de novo aqui no circuito! Até há algumas horas atrás, senti-me diferente a caminhar para fazer este comunicado. É preciso mudar algo nossa cabeça, e aqui estamos nós. Há muitas razões por detrás disto e, como eu disse, muita deliberação e interrogação sobre se é a jogada certa, mas estou muito confiante e ao mesmo tempo feliz e triste por ser a decisão certa. Pronto a virar a página e a abrir o próximo capítulo”.
Das 32 vitórias de Davies no Mundial de SBK, 28 delas vieram a bordo de máquinas da Ducati quando terminou em segundo lugar no Campeonato em três ocasiões, enquanto 89 dos seus 99 pódios vieram com o fabricante de Bolonha.
A ilustre carreira do Mundial de Superbike chega ao fim após a conclusão da campanha de 2021, pois Chaz Davies (Team GoEleven) acaba de anunciar a sua reforma antes da ronda Motul de Espanha deste fim-de-semana, depois de competir nas SBK desde 2012.
Depois de oito temporadas a andar em motos Ducati, onde levou o recorde da maioria das partidas para o fabricante com 211, Davies criou muitas boas recordações tanto para si próprio como para o fabricante e refletiu sobre as mesmas durante a sua conferência de imprensa.”
“Tive tantos bons momentos e penso que uma das coisas mais especiais que experimentei em todos estes anos foi ganhar corridas em solo italiano”, disse Davies. “Especialmente em Imola, que é a um passinho de Bolonha, e posso dizer sinceramente que não há sensação igual. Temos de nos beliscar para acreditar, todos os Ducatisti estão na cidade em peso. É realmente algo de especial. Posso refletir sobre isso agora, mas, já na altura pensei, são estes os momentos e recordar, os que deixam um sabor doce’. Muitos bons momentos, muita gente boa”.