SBK, 2021: Gerloff à frente do teste de Barcelona a meio dia
A estrela americana Garrett Gerloff bateu o campeão Jonathan Rea na sessão matinal por apenas 0,012s numa exibição de talento notável
Depois de todos os cinco fabricantes estarem representados nas cinco primeiras posições na ordem de ontem, a sessão matinal deste segundo dia proporcionou níveis de competitividade semelhantes aos de Garrett Gerloff (GRT Yamaha) e Jonathan Rea (Kawasaki Racing) que se defrontaram para definir o melhor tempo da sessão matinal, com Gerloff a sair no topo.
Gerloff somou o primeiro pódio nas Superbike no Circuito de Barcelona-Catalunha em 2020 e mostrou um forte ritmo para terminar nos três primeiros lugares no primeiro dia de testes, repetindo esse ritmo hoje na manhã do segundo dia, quando se focou no cenário base da sua Yamaha YZF R1. Embora o norte-americano tenha tido uma queda na curva 7, foi capaz de continuar sem perder ritmo. Para Rea, foi um caso de afinar mais pequenos itens na sua Kawasaki ZX-10RR, para refinar o pacote antes da nova campanha depois de terminar o primeiro dia no topo; tanto Gerloff como Rea são os únicos pilotos a dar a volta na fasquia de 1:40.
Tom Sykes (BMW Motorrad SBK) colocou a BMW M 1000 RR entre os três primeiros durante a manhã, focado na configuração enquanto ainda tinha “trabalho fundamental” a fazer na moto, com o colega de equipa Michael van der Mark no 11º lugar.
Scott Redding (Aruba.It Racing – Ducati) terminou no quarto lugar, a menos de quatro décimos do melhor tempo de Gerloff, com o companheiro de equipa Michael Ruben Rinaldi em sétimo, a duas décimas de distância de Redding.
O colega de equipa de Rea, Alex Lowes, terminou no top 5 a recuperar de uma lesão sofrida há alguns meses que o obrigou a faltar a um teste da KRT em Portimão, com Andrea Locatelli (Yamaha BRIXX SBK) a completar os seis primeiros lugares, com o atual campeão mundial de SSP a ter um problema na entrada para o pitlane com pouco mais de uma hora decorrida.
O colega de equipa Toprak Razgatlioglu completou apenas seis voltas na sessão matinal, com a equipa a verificar algumas informações recolhidas em Misano, tentando também a nova carenagem e travões.
Chaz Davies, da Team GoEleven, estava a pouco mais de meio segundo do tempo de Gerloff, depois de ter andado na Ducati Panigale V4 R pela primeira vez em 2021 ontem, terminando cerca de um décimo e meio à frente de Jonas Folger (Bonovo Action) com o alemão a entrar nos detalhes mais finos do seu motor M 1000 RR com uma grande lista de cenários para passar durante os testes, bem como novos sistemas eletrónicos.
Leon Haslam (Team HRC) conquistou um lugar entre os dez primeiros lugares para a Honda, uma vez que a equipa tentou aperfeiçoar a posição de lugar para ambos os pilotos, embora o teste de Álvaro Bautista tenha chegado a um fim prematuro após a sua admissão de que não se sentia a 100% depois de um acidente de motocross recentemente, completando apenas seis voltas. A equipa dispõe ainda de um novo sistema de escape para ambos os pilotos, projetado para ser o mais ergonómico possível com os pilotos, bem como um upgrade do motor.
O piloto italiano Axel Bassani (Motocorsa Racing) conquistou o 13º lugar, já que o pneu de qualificação é novo para o piloto mais jovem da grelha. O campeão mundial de Moto2 de 2014 Tito Rabat (Barni Racing Team) foi 15º, a apenas 0,001s do melhor tempo do dia de Bautista, mas a três décimos de Kohta Nozane (GRT Yamaha).
Isaac Viñales (Orelac Racing VerdNatura) terminou a manhã no 17º lugar de 20, depois de ter andado pela primeira vez na ZX-10RR de 2021, terminando a seis décimas de Christophe Ponsson (Alstare Yamaha).
Leandro Mercado (MIE Racing Honda Team), que só foi confirmado na manhã desta terça-feira, foi 19º de manhã com Sameule Cavalieri (Team Pedercini Racing) no 20º lugar.
Top 6 às 14:00 horas locais:
- Garrett Gerloff (GRT Yamaha) 1:40.790s, 38 voltas
- Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team) +0,012s, 25 voltas
- Tom Sykes (BMW Motorrad) +0,211s, 34 voltas
- Scott Redding (Aruba.It Ducati) +0,386s, 40 voltas
- Alex Lowes (Kawasaki Racing Team) +0,405s, 44 voltas
- Andrea Locatelli (Pata Yamaha BRIXX) +,468s, 39 voltas
- Tweet
-
- Pin It
-
MotoGP, Alex Rins: “O motor V4 não estava pronto no teste de Jerez”22 Dezembro 2024 21:49
-
MotoGP: Viñales afirma ter perdido um título por causa da Yamaha20 Dezembro 2024 14:00