SBK, 2021: Eugene Laverty prefere ficar numa BMW
Eugene Laverty deixou a BMW após o final da temporada de 2020, mas deixou claro a sua preferência por um lugar em 2021
Depois de mudar para a equipa da BMW Motorrad para a temporada de 2020 do Mundial de Superbike, Eugene Laverty está à procura de um novo lugar para a temporada de 2021, depois de a fábrica alemã ter mantido Tom Sykes e trazido Michael van der Mark para o seu lugar.
Laverty conquistou uma das duas pole position da BMW ao longo da temporada de 2020, na Ronda Francesa no Circuito de Nevers Magny-Cours, embora não tenha conseguido converter isso num forte resultado após uma colisão na curva 1 com o colega de equipa Sykes e o estreante norte-americano Garrett Gerloff.
Sobre a sua saída da BMW, Laverty disse no Estoril: “Não fizemos muitos progressos nas rondas posteriores até Magny-Cours. O Estoril era uma pista que não era adequada à nossa mota, mas temos de olhar há algumas provas, na Catalunha, tivemos lá um bom resultado de corrida. Queria terminar a temporada forte com eles. Andei ao máximo em todas as voltas, mas o nosso ritmo não foi tão rápido, pelo menos tentei ser consistente e ter o melhor desempenho possível.”
Com a decisão a chegar tarde, e todos os lugares de fábrica agora ocupados para a próxima temporada, Laverty terá de se juntar a uma equipa independente para 2021, e o irlandês admitiu que gostaria de permanecer numa BMW para a próxima temporada, com um potencial esquadrão satélite da BMW aparentemente a caminho da grelha de 2021.
Quando questionado sobre os seus planos para 2021 no Estoril, Laverty disse: “Neste momento, não sei o que me espera em 2021. Trabalhámos muito com esta moto este ano. Alguns momentos bons, outros maus, mas temos uma compreensão clara do rumo que o projeto precisa de seguir. Gostaria de continuar numa BMW em 2021 mas, neste momento, está tudo um pouco no ar.”
A Ducati Goeleven tem atualmente uma vaga na sequência da mudança de Michael Ruben Rinaldi para a Ducati Aruba. Laverty competiu com a equipa em 2019 em Ducati, e terminou em 15º lugar no seu ano com a equipa.
Há mais duas equipas que usam máquinas Ducati sem pilotos confirmados para 2021, que competiram a tempo inteiro na temporada de 2020 com a Motocorsa Racing e a Brixx Performance atualmente ainda por anunciar pilotos para 2021, embora Axel Bassani tenha feito um teste com a Motocorsa Racing após o final da temporada no Estoril. Um destes dois lugares pode ser uma opção para Laverty.
O outro lugar disponível para a Laverty, com exceção de um potencial lugar numa equipa satélite da BMW, seria na Yamaha Ten Kate, a única equipa Yamaha que ainda não tem um piloto confirmado para a próxima temporada.
Será que Laverty vai considerar regressar à Yamaha pela primeira vez desde 2011?