SBK, 2021, Estoril: Rea vence Corrida 2, Redding cai
Foi uma Corrida 2 sensacional no Estoril com Rea a evitar o caos à sua volta para conquistar a sua 103ª vitória nas SBK
A corrida final de Superbike no Estoril Round foi cheia de drama e tensão acabando com Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team) a reivindicar a sua segunda vitória do fim-de-semana depois do rival Scott Redding (Ducati Aruba.it) ter caído de segundo.
A corrida começou com Toprak Razgatlioglu (Yamaha Pata) a receber uma dupla Penalização de Volta Longa por saltar a partida, enquanto Redding conseguiu dar o salto para a Curva 1, e o Campeão Jonathan Rea perdeu terreno quando Michael Ruben Rinaldi da Ducati forçou o britânico a alargar na Curva 4.
Rinaldi passou para o segundo lugar, atrás do companheiro de equipa Redding, e seguido pelo americano Garrett Gerloff (Yamaha GRT) antes do americano fazer contacto com o italiano, forçando ambos a retirarem-se da corrida.
As penalizações aplicadas a Razgatlioglu permitiram a Rea fechar sobre Redding que
tentou ultrapassar na Curva 1 e ficou brevemente à frente antes de Redding recuperar.
Só que Redding saiu largo na Curva 3, permitindo que Rea voltasse à frente, antes de Redding perder a frente da sua Ducati Panigale V4 R na VIP, forçando-o a baixar na ordem.
A queda de Redding permitiu que Chaz Davies (Team GoEleven) alcançasse o rival de longa data Rea nas etapas finais, embora Rea tenha conseguido manter a sua segunda vitória no Estoril e quarta de 2021, com Davies no pódio pela primeira vez em 2021. Razgatlioglu recuperou da sua dupla Volta Longa para reclamar o seu terceiro pódio do fim-de-semana.
Alex Lowes (Kawasaki Racing) ficou em quarto com 1,6 segundos de vantagem sobre Andrea Locatelli (Yamaha Pata) em quinto, o seu melhor resultado nas SBK até agora.
Michael van der Mark (BMW Motorrad) conquistou o sexto lugar e três das quatro BMW M 1000 RR terminaram dentro dos dez primeiros.
Álvaro Bautista (Team HRC) batalhou a partir do 18º lugar na grelha novamente para reclamar o sétimo lugar, à frente de Tom Sykes (BMW Motorrad).
Eugene Laverty (RC Squadra Corse) foi nono com o seu segundo top ten do fim-de-semana e o terceiro piloto da BMW entre os dez primeiros.
Tito Rabat (Barni Racing) conseguiu o seu segundo Top 10 do fim-de-semana com décimo, enquanto Axel Bassani (Motocorsa Racing) igualou o seu melhor resultado da temporada 2021 com o 11º lugar.
Leon Haslam, da HRC, foi 12º lugar na sua Honda, terminando logo à frente de Kohta Nozane (Yamaha GRT) e Redding ainda conseguiu garantir dois pontos no Campeonato, apesar da sua queda.
Lucas Mahias (Kawasaki Puccetti) terminou em 15º depois de não ter conseguido converter a sua partida numa posição entre os dez primeiros.
Isaac Viñales (Orelac Racing VerdNatura) terminou fora dos pontos ao falhar o 15º lugar por apenas dois décimos, com Christophe Ponsson (Alstare Yamaha) e Loris Cresson (TPR Team Pedercini Racing) a terminar em último dos classificados.